EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Fiscalização resgata 17 trabalhadores de condição análoga a de escravo em uma fazenda em Rio Verde (GO)

 

Grupo que atuava na extração de madeira dormia sob pedaços de espumas, colocadas diretamente no chão de um galpão e no curral da fazenda.

Uma equipe de auditores fiscais do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO), em conjunto com procuradores do Trabalho e policiais federais, resgatou 17 trabalhadores de uma fazenda em Rio Verde (GO). A ação foi empreendida entre os dias 12/03 a 27/04, atendendo a denúncias feitas ao Ministério Público do Trabalho no município.

Ao chegar à fazenda a equipe de fiscalização constatou que o grupo de trabalhadores, arregimentado por “gatos” (intermediadores de mão-de-obra), estava com os salários atrasados e nenhum deles tinha suas carteiras de trabalho assinadas. Eles faziam a extração de madeira de eucaliptos e estavam em condições de risco, pois não tinham Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nem haviam pasado por treinamentos para operar motosserras

Também foram constatados problemas nos alojamentos. O grupo dormia sob pedaços de espumas sujas colocadas no chão de um galpão velho e dentro de um curral onde havia colchões instalados sobre as cercas de um tronco de vacinar gado. A alimentação do grupo era acondicionada de forma inadequada e os trabalhadores não tinham acesso a chuveiro, armários individuais, mesas nem cadeiras para as refeições.

Durante a operação houve tentativa de esconder a maioria dos trabalhadores da fiscalização, o que não foi concretizado porque o ônibus usado para transportar os trabalhadores da zona rural até Rio Verde quebrou no caminho e foi encontrado no dia seguinte numa estrada vicinal à GO-174.  Diante da gravidade da situação encontrada os auditores-fiscais não vislumbraram outra saída senão o resgate desses trabalhadores da situação de degradância ação corroborada pelos procuradores do MPT.

A responsabilização pelo pagamento das verbas rescisórias foi cobrada administrativamente do responsável pela extração de madeiras. Apesar da resistência inicial, o empregador concordou em efetuar o pagamento total de R$  72.005,00. Os auditores providenciaram, ainda, a documentação para o pagamento do Seguro Desemprego – modalidade trabalhador resgatado, para todos os 17 trabalhadores resgatados.

O responsável pela extração de madeira (assim como os donos da floresta de eucaliptos e os donos da propriedade) poderão ser responsabilizados, civil e penalmente, pelas infrações trabalhistas e pela submissão de trabalhador a condição de escravo, além de pagar multas administrativas.

O superintendente regional do Trabalho e Emprego em Goiás, Heberson Alcântara manifestou sua indignação “A SRTE/GO Trabalha diuturnamente para garantir ao trabalhador um trabalho decente, com condições dignas e respeito a legislação. Ficamos preocupados quando  às vésperas do dia que deveríamos estar comemorando as conquistas do trabalhador, ainda nos deparamos com situações como esta. É lamentável.” afirmou.

Resumo da Operação:

 

Trabalhadores resgatados:
17   
Trabalhadores registrados:
17
Trabalhadores alcançados
222
Fazendas inspecionadas:
06
Autos de infração lavrados:
62
Verbas rescisórias pagas:
R$ 72 mil
Histórico
Trabalhadores encontrados em situação análoga a de escravo em Goiás e resgatados pelos fiscais do MTE nos últimos anos:
 
2008 – 867 trabalhadores (maior número de resgates do País)
2009 – 328 trabalhadores (5ª colocação em número de resgates no País)
2010 – 314 trabalhadores (3ª colocação)
2011 – 299 trabalhadores (ainda não há estatísticas nacionais)
2012 – 41 trabalhadores (até abril)

Fonte: MTE

EcoDebate, 08/05/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa