EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Destinação final em Aterro Sanitário, artigo de Roberto Naime

 

[EcoDebate] O aterro sanitário ainda é a forma mais utilizada no Brasil para disposição final adequada de resíduos sólidos, principalmente urbanos domésticos. A metodologia consiste em construir um aterro sanitário que se trata de uma vala ou escavação em solo, na qual é instalado um filtro de material permeável, geralmente arenoso para abrigar o chamado dreno-testemunho que o dreno que identifica a eficiência do sistema impermeabilizante.

Depois é instalado a manta de polietileno de alta densidade que objetiva proteger os solos e as águas subterrâneas, freáticas ou em aquíferos na rocha.

Sobre a manta de polietileno é instalado ainda um coletor de chorume para recolher e enviar para tratamento o material líquido resultante da decomposição dos resíduos sólidos.

O aterro sanitário é um processo para a disposição de resíduos sólidos no solo, que fundamentado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas, permite um confinamento seguro em termos de controle de proteção ambiental e proteção à saúde pública.

O aterro sanitário é a alternativa mais utilizada no Brasil, supostamente por ser a opção de menor custo de investimento. Isto é parcialmente verdadeiro, pois considerando o investimento inicial esta alternativa realmente é a de menor custo. Mas quando são considerados os investimentos de manejo e monitoramento ao longo da vida útil do aterro, o próprio transporte dos resíduos sólidos e também as operações necessárias após o seu fechamento, é possível que usinas de recuperação de energia sejam mais econômicas.

É que as usinas de recuperação energética tem maior investimento inicial, mas os seus custos com manejo e manutenção se tornam atraentes, além da energia que gera que pode ser comercializada e de benefícios indiretos como a redução de emissões de gases de efeito estufa, particularmente metano e dióxido de carbono, e a consequente receita advinda da comercialização de créditos de carbono.

A figura a seguir mostra um típico esquema de aterro sanitário. A esquerda observa-se uma faixa em preparação, ao centro um setor em execução e a direita um setor já concluído.

aterro sanitário

Um aterro sanitário pode ser conceituado como uma técnica de disposição de resíduos sólidos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais.

Também pode ser definido como um método que utiliza princípios de engenharia para confinar resíduos sólidos dentro da menor área possível e para isso beneficia ou trata os resíduos sólidos produzindo o menor volume possível.

Finalizando os resíduos sólidos depositados em aterros sanitários são cobertos com uma camada de terra com a finalidade de impedir a propagação dos ciclos de insetos, particularmente moscas e mosquitos que são vetores muito importantes na transmissão de doenças infecto-contagiosas.

Os aterros sanitários apresentam em geral a configuração observada na figura anterior. Um setor de preparação, outro setor de execução e um setor já concluído. O desenvolvimento destes setores pode ser ao mesmo tempo ou em sequência.

Na preparação da área são realizados, basicamente, a impermeabilização e o nivelamento do terreno, as obras de drenagem para impedir que as águas pluviais sofram percolação na massa de resíduos sólidos depositados e aumente o volume de chorume a ser tratado. O chorume é recolhido na parte interna do aterro e remetido para tratamento antes de ser liberado junto ao sistema de drenagem superficial local.

As áreas limítrofes do aterro geralmente são dotadas de uma cerca viva para evitar ou diminuir a proliferação de odores e a poluição visual.

Na execução dos aterros sanitários, os resíduos sólidos devem ser separados de acordo com suas características e depositados separadamente.

Ao final da operação, quando é atingida a capacidade de disposição final de um setor do aterro sanitário já esgotado, é feito o selamento também com manta de polietileno de alta densidade e acima ocorre a colocação de uma camada de matéria orgânica sobre a qual é plantada uma camada de gramíneas.

Desde a base do aterro sanitário, quando começa a disposição de resíduos sólidos, devem ser implantados drenos de gás para liberar o metano e o gás carbônico formados. Sempre que possível estes gases devem ser queimados antes da liberação para a atmosfera, e já são comuns no Brasil a utilização destes gases para a recuperação de energia, como no aterro Bandeirantes em São Paulo, em Canabrava em Salvador e em outras iniciativas isoladas.

As técnicas de monitoramento usadas durante e após o fechamento dos aterros são piezometria, poços de monitoramento, instalação de inclinômetros nos taludes, marcos superficiais e sistemas de controle de vazão pluvial e de chorume.

Dr. Roberto Naime, Colunista do EcoDebate, é Doutor em Geologia Ambiental. Integrante do corpo Docente do Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.

EcoDebate, 03/05/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

2 thoughts on “Destinação final em Aterro Sanitário, artigo de Roberto Naime

  • Acredito que o aterro nunca deixará de ser utilizado, porém não temos espaço suficiente para tudo o que utilizarmos e gerar resíduo(visto que muito material com aproveitamento é destinado para os aterros).
    Parcerias poderiam ser criadas para o desenvolvimento na tecnologia nacional existente para diferentes tipos de destinação para os resíduos, porém é de suma importância a entrada do Estado fomentando esse desenvolvimento, seja por meio de desonerações fiscais, crédito com juros a níveis mundiais, etc.
    Espero algum dia realmente ver um mercado estruturado para a questão dos resíduos no Brasil….

  • Existe tecnologia Nacional que esta sendo implementada em Parobé no RS que elimina totalmente o aterro transformando o lixo em materia prima para reciclagem e energia da biomassa seca. O custo do investimento é Zero para os municipios da bacia do Sinos. A obra civil ja esta pronta desde 2010. A Empresa esta discutindo com parceiros no investimento final que é a instalação do equipamentos para poder entrar em operação em 2012 ou 2013, devido o investimento ser da empresa(Mundo Limpo)e Zero para os municipios. Solução existe.

Fechado para comentários.