ONU pede mudanças na demanda e no uso da água no mundo para evitar escassez

 

A demanda pelos suprimentos de água no mundo é tão intensa que será necessária uma mudança radical na forma como ela é usada para evitar a escassez, diz um estudo elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado ontem (12). A 4ª edição do Relatório de Desenvolvimento Mundial da Água, intitulado Gerenciando a Água sob Incerteza e Risco, foi lançado durante o 6º Fórum Mundial da Água, em Marselha, na França.

De acordo com a pesquisa, aumentou a demanda por água para irrigação de cultivos de alimentos, para produção de energia elétrica e para fins sanitários. O documento ressalta ainda que as mudanças climáticas estão reduzindo os suprimentos ao alterar os padrões de chuvas, provocando secas mais prolongadas e o derretimento de geleiras.

O relatório aponta ainda que a Ásia tem cerca de 60% da população mundial, mas conta com apenas um terço da água potável da Terra. O Brasil produz aproximadamente 12% da água doce superficial do planeta e, segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA), o país dispõe de 18% de toda água doce superficial da Terra.

No relatório, são descritas as principais mudanças, incertezas e ameaças que ocorrem no mundo e suas ligações com os recursos hídricos. A publicação também indica as tendências relacionadas ao abastecimento de água, ao uso, à gestão e aos financiamentos.

De acordo com Programa Mundial para o Desenvolvimento da Água, vinculado às Nações Unidas, o objetivo do estudo é buscar alternativas para que todos se envolvam na busca pela melhoria da qualidade e aceitação das decisões sobre o tema.

*Com informações do Programa Mundial para o Desenvolvimento da Água e da BBC Brasil // Edição: Juliana Andrade

Matéria de Renata Giraldi*, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 13/03/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

2 comentários em “ONU pede mudanças na demanda e no uso da água no mundo para evitar escassez

  1. “…será necessaria uma mudança radical na forma como ela (a água) será usada para evitar a escassez…”

    Mas, que mudança radical será essa, que vai resolver o problema da falta de água?

    Eles ficam jogando conversa fora, com seus discursos vazios de significado, e falar da contenção do crescimento demográfico, que, sem dúvida, resolveria o caso, isso nem pensar.

  2. PROJETO PEG@ÁGUA, URGENTE
    É PRECISO PROTEGER AS NASCENTES, COM UMA ESPÉCIE DE DOMO, FAZENDO COM QUE A ÁGUA FLUA POR GRAVIDADE
    EM TUBULAÇÕES, ATÉ A ESTAÇÃO DE TRATANENTO, DISTRIBUINDO PELA REGIÃO POR POSTOS DE CAPTAÇÃO
    AO LONGO DO TRAJETO, SÓ ASSIM TEREMOS AGUA POTÁVEL, PARA BEBER E PARA AGRICULTURA DO FUTURO.PETRUS.

Comentários encerrados.

Top