EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

FAO adverte ‘intensos processos de concentração e estrangeirização de terras’ na América Latina

 

Deslocalização agrícola – Estrangeiros alugam terras latino-americanas para se beneficiar da riqueza do solo – São 330 mil hectares da província argentina de Río Negro que seu governador anterior considerava improdutivos. A maior empresa de alimentos da China, a estatal Heilongjiang Beidahuang, quer transformá-los em um pomar para garantir a provisão de alimentos durante 20 anos. A Río Negro e a companhia oriental assinaram no ano passado um acordo pelo qual a província na Patagônia alugará essas terras a agricultores para que a empresa invista ali em irrigação. Mas o projeto foi congelado por um recurso judicial apresentado por políticos e ecologistas temerosos de seu impacto ambiental. Reportagem de Alejandro Rebossio, em El País.

Precisamente a Argentina sancionou na semana passada uma lei que limita a compra de terras por parte de estrangeiros a 15% de seu território. Essa norma não restringe o aluguel de terras, que é um dos mecanismos que outros países usam para ficar com o produzido em território latino-americano, segundo um recente relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO na sigla em inglês).

A FAO advertiu sobre “intensos processos de concentração e estrangeirização de terras” na América Latina. A organização compara a situação com a da década de 1970 e indica que por enquanto em apenas dois países, Argentina e Brasil, ocorre o fenômeno de “acaparamento” de terras por parte de outros países para a produção de alimentos. Concretamente, China, Coreia do Sul, Arábia Saudita e Catar negociam ou já concretizaram a compra ou aluguel de terras nessas duas potências agrícolas. Em um mundo em que a população aumenta e também a desertificação, os alimentos são cobiçados.

“Há um ressurgimento maciço do interesse por investir em terras na região”, disse o consultor da FAO Saturnino Borras, em um recente seminário da entidade em Santiago do Chile. Desde 2003 o aumento do preço das matérias-primas agrícolas, mas também de minérios e hidrocarbonetos, atraiu investidores privados e países estrangeiros.

O relatório da FAO configura uma lista de países com “alta” concentração em mais de cinco produtos agrícolas: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Uruguai, México, Nicarágua, Panamá, República Dominicana e Guiana. Outra relação se refere aos países com “alta” presença de investimento estrangeiro. Nela figuram todos os países mencionados, com exceção do Panamá, e alguns outros mais, como Bolívia, Equador, Paraguai e Peru. Em 2010, o então presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, estabeleceu que os estrangeiros não podem dominar mais de 25% do território. No Brasil, Bolívia, Paraguai, Equador e Venezuela estão em curso reformas agrárias.

“Os governos da região devem encontrar formas de garantir que os processos de concentração e estrangeirização de terras não tenham efeitos negativos sobre a segurança alimentar, o emprego agrícola e o desenvolvimento da agricultura familiar”, opinou Fernando Soto-Baquero, funcionário da FAO.

Tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves

Reportagem de El País, no UOL Notícias.

EcoDebate, 29/12/2011

Nota do EcoDebate: A deslocalização agrícola é um tema relevante e, mantida a atual tendência, pode ser um severo risco à segurança alimentar nos países em desenvolvimento. Para maiores informações sugerimos que leiam as matérias abaixo:

Deslocalização agrícola: Corrida internacional pelo controle de áreas cultiváveis perturba a África

Deslocalização agrícola: Controle de terras agrícolas por países ricos na África ameaça alimentação

Deslocalização agrícola: Agricultores africanos são desalojados de suas terras tradicionais

Ambiente por Inteiro: Deslocalização agrícola – Terra de Ninguém, artigo de Efraim Rodrigues

Deslocalização agrícola: Chineses querem mais terras no Brasil

Demanda mundial de biocombustíveis gera risco de despejo para agricultores africanos

África à venda: Congo pode ter um terço de seu território arrendado para empresa sul-africana, por Clóvis Rossi

Deslocalização agrícola: Terceirização de terras prejudica países em desenvolvimento

Blogosfera: Reflexão de Octávio Lima sobre deslocalização agrícola ou offshore farming, no Ondas3

Neocolonialismo: Investidores estrangeiros tomam conta das terras agrícolas africanas

Deslocalização agrícola: Estrangeiros querem terras para produzir alimentos e o País não tem controle desses investimentos

Deslocalização agrícola: A África dá as suas terras em troca de nada

Deslocalização agrícola: Após investir no Cazaquistão, a China está de olho nas terras russas inexploradas

Deslocalização agrícola: Arábia Saudita busca a autossuficiência alimentar com cultivos no exterior

Deslocalização agrícola: Países investem na compra de terras agrícolas no exterior

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

One thought on “FAO adverte ‘intensos processos de concentração e estrangeirização de terras’ na América Latina

  • Parece brincadeira o “carnaval” que alguns autores de artigos fazem em cima desta questão (produção de alimentos em terras estrangeiras). Em outra oportunidada já questionei esta interpretação catanha.
    Vamos novamente a análise dos fatos(reais e não histéricos).
    1º – Neste momento, nenhum País do mundo pode recusar investimento em qualquer área produtiva (notadamente a produção de alimentos), principalmente porque este capital investido é estrangeiro e não do BNDES.
    2º – Não existe ferrovias ou transatlânticos capazes de transportar estas terras para o País comprador(elas continuarão onde estão – no Brasil).
    3º – Quanto ao Paises compradores utilizarem estas terras unicamente para produzirem alimentos para os Países de origem do capital (em detrimento do abastecimento local), esta é uma situação perfeitamente controlável. Basta que AGÊNCIAS REGULADORAS nacionais estipulem o percentual da produção a ser exportada – CLÁUSULA PETREA NO CONTRATO ANTES DA DITA COMPRA.
    4º – Por último – cumprido este contrato –
    sobrará ao Brasil produção de alimentos com capital estrangeiro, novas tecnologias de produção, geração de emprego e renda e o desmantelamento desta idéia arcaica e dinossáurica que não devemos aceitar capital estrangeiro produtivo. BASTA QUE NOSSO “COMPETENTE”” LEGISLATIVO DITE AS NORMAS(LEIS).

Fechado para comentários.