EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Metade dos gases estufa é gerada por 5 países; Brasil é o 6º emissor, diz relatório

 

Mais da metade de todas as emissões de carbono liberadas na atmosfera são geradas por cinco países, segundo um ranking de emissões de gases estufa publicado nesta quinta-feira (1) no qual o Brasil aparece na sexta posição. Matéria da AFP.

China, Estados Unidos, Índia, Rússia e Japão lideram o ranking, seguidos de Brasil, Alemanha, Canadá, México e Irã, de acordo com a lista, divulgada durante as negociações climáticas da ONU em Durban, África do Sul.

Os primeiros 10 países da lista são responsáveis por dois terços das emissões globais, acrescentou o documento, compilado pela empresa radicada na Grã-Bretanha, Maplecroft, especializada em análise de risco.

Três dos seis maiores emissores são gigantes emergentes que demandam energia e desenvolvem suas economias a uma velocidade vertiginosa.

A China, que superou os Estados Unidos alguns anos atrás no topo da lista, produziu 9.441 megatoneladas de CO2-equivalente (CO2e), uma medida que combina dióxido de carbono (CO2) com outros gases aprisionadores de calor, como metano e óxido nitroso.

O método de cálculo utilizado combinou números de 2009 para o consumo de energia com números estimados para 2010.

A maioria das emissões dos países é de dióxido de carbono, graças à enorme demanda de energia. O uso de energias renováveis está aumentando, mas continua pequeno em comparação com o de combustíveis fósseis.

A Índia produziu 2.272,45 megatoneladas de CO2e, parte significativa de metano gerado na agricultura.

“Embora o uso per capita de energia na China e na Índia seja relativamente baixo, a demanda em geral é muito grande”, explicou Chris Laws, analista da Maplecroft.

“Quando combinado com o alto uso de carvão e outros combustíveis fósseis, isto resulta em grandes emissões nos dois países”, acrescentou.

A produção brasileira, de 1.144 megatoneladas derivados do uso energético, seria significativamente maior se o desmatamento fosse levado em conta.

Entre as economias avançadas, os Estados Unidos – o primeiro país em emissões per capita entre as grandes potências – produziram 6.539 megatoneladas de CO2e.

A Rússia, com 1.963 megatoneladas, ficou em quarto. Suas emissões caíram após a derrocada da União Soviética, mas espera-se que subam.

No Japão, onde a geração é de 1.203 megatoneladas de CO2e, os temores de segurança com relação à energia nuclear levaram a uma maior dependência em combustíveis fósseis, e um pico em emissões de carbono, disse Laws.

Ele destacou, no entanto, que o governo japonês anunciou sua intenção de preencher a lacuna energética com fontes renováveis.

“É improvável que a tendência de aumento das emissões de gases efeito estufa seja mitigada em médio e longo prazos”, relatou por e-mail.

O índice dos 176 países, com base nos níveis anuais de emissões de gases de efeito estufa, combina dados sobre as emissões de CO2 de uso energético e emissões de gases não CO2.

Os dados vieram de várias fontes, entre elas a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).

As negociações de Durban, que envolve 194 países no âmbito da Convenção-quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) se estendem até 9 de dezembro.

Matéria da AFP, no UOL Notícias.

EcoDebate, 02/12/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

One thought on “Metade dos gases estufa é gerada por 5 países; Brasil é o 6º emissor, diz relatório

  • A IGNORÃNCIA TEM LIMITE?
    Todos nós, independentemente de nacionalidade, poder econômico, filosofia de vida, religião, postura política, ou aparência física somos habitantes do mesmo planeta e dependemos dele para nossa sobrevivência.
    Somos todos responsáveis e os únicos causadores dos problemas que hoje enfrentamos, devido a uma visão mesquinha, egoísta, imediatista, gananciosa, medíocre e irresponsável. Estamos a fazer “buracos” no barco em que estamos navegando.
    De que adianta falarmos em desenvolvimento, acumular “riquezas”, se não teremos como e nem onde vivermos?
    Onde está a tal racionalidade humana que nos torna “superiores” aos símios?
    Estudos comprovam ano após ano:
    O Aquecimento Global é uma realidade inexoravel, só reversível se TOMARMOS AGORA URGENTE MEDIDAS DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO.
    A primeira delas é ALIMENTAÇÃO…
    É a ONU que adverte todos os países do mundo!
    O que nós fazemos?
    Continuamos a devastação das nossas florestas, cerrados, A DEGRADAÇÃO das nossas nascentes, rios, A POLUIÇÃO DA NOSSA ATMOSFERA, o uso indiscriminado de agrotóxicos (VENENOS) que nos adoecem e nos levam fatalmente à morte.
    Extinguimos a nossa biodiversidade e instalamos a monocultura, eliminanos os animais e aos que conservamos e interessam ao poder econônico, lhes sobram a ESCRAVIDÃO, A TORTURA, O SOFRIMENTO E A MORTE DA FORMA MAIS CRUEL E BESTIAL POSSÍVEL.
    Falamos de amor, queremos paz e nos julgamos uma sociedade civilizada.
    No entanto, estamos destruindo NOSSA CASA, DISSEMINANDO ÓDIO, PRATICANDO HOLOCAUSTO e NOS ALIMENTANDO DE CADÁVERES.
    Estamos a destuir toda e qualquer possibilidade de VIDA aos nossos FILHOS E NETOS e mesmo assim, estamos em paz. Vamos às igrejas e recebemos INDULGÊNCIAS PELAS NOSSAS MAIS ABSURDAS ABERRAÇÕES…
    E nem paramos um dia sequer para reflexão.
    Tem o carnaval, o futebol, copa do mundo, novelas e futilidades para nos deixar totalmente confortáveis na MATRIX…
    paz@conexaovegetariana.org

Fechado para comentários.