EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Documentário ‘Carne Osso – O Trabalho em Frigoríficos’ será exibido no Festival de Gramado

O documentário “Carne Osso – O Trabalho em Frigoríficos”, realizado pela ONG Repórter Brasil, integra a programação da 39ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Dirigido pelos jornalistas Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros, o longa-metragem foi realizado com apoio da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), da Comissão Permanente de Investigação e Fiscalização das Condições de Trabalho no Mato Grosso do Sul e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). A exibição foi no domingo, 7, às 17h, durante a Mostra Panorâmica, no Palácio dos Festivais (Av. Borges de Medeiros, 2697 – Gramado/RS).

“Carne Osso” propõe uma imersão na rotina de trabalho de mais de 750 mil trabalhadores brasileiros, que são expostos constantemente a facas, serras e outros instrumentos cortantes. O documentário também traz uma discussão ampla sobre os temas saúde e direito do trabalho, pois os empregados realizam movimentos repetitivos que podem gerar graves lesões e doenças e sofrem pressão psicológica para dar conta do alucinado ritmo de produção.

Segundo o procurador do Trabalho Heiler Natali, lotado em Londrina (PR) e coordenador nacional do Projeto de Atuação na Indústria Frigorífica, perícias indicam que 20% dos trabalhadores dessas empresas adoecem em razão das condições de trabalho. Estima-se também que 80% sentem ou sentiram dores em decorrência do trabalho realizado. “A condição de trabalho dos empregados do setor de frigoríficos é absolutamente desconhecida para a maioria das pessoas, inclusive operadores do direito”, afirmou o procurador.

O longa-metragem, de 65 minutos, foi selecionado para importantes festivais de cinema da América Latina, como o brasileiro “É Tudo Verdade” e o chileno “FIDOCS”. Também foi exibido na mostra francesa “Brésil em Mouvements” e ganhou o prêmio do público de melhor documentário no 15º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM).

Para assistir ao trailer de “Carne Osso”, clique aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=ulx2Az07BrU&feature=channel_video_title

Fonte: Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul

EcoDebate, 08/08/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa