EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

RJ: MPF questiona o Projeto de Lei 569/2011, que permite a queima de cana-de-açúcar no Estado até 2024

MPF/RJ contesta aval da Alerj à queima de cana – Procurador critica projeto enviado a governador

O Ministério Público Federal em Campos dos Goytacazes (RJ) questiona o Projeto de Lei 569/2011, que permite a queima de cana-de-açúcar no Estado até 2024 e foi aprovado no último dia 15 pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O texto, enviado à sanção do governador, contraria decisões das 1ª e 2ª instâncias da Justiça, que proibiram a queimada da palha da cana no Norte Fluminense (processo 20095103002354-4).

O MPF, por meio do procurador da República Eduardo Santos de Oliveira – autor daquela ação e de outra recente contra cinco usinas por receberem cana queimada –, torna pública uma nota de esclarecimento, em respeito ao direito à informação e orientado pela impessoalidade institucional:

Esclarecimento sobre a aprovação do projeto de lei 569/2011 na Alerj

1. O Ministério Público Federal, através do procurador da República Eduardo Santos de Oliveira, repudia a aprovação do projeto de lei 569/2011 e lamenta que a Alerj não tenha somado esforços com o MPF, cuja atuação visa a proteção do direito à saúde e a um meio ambiente saudável.

2. O MPF alerta que os representantes públicos devem guardar sintonia com os preceitos legais, não se afastando do que é determinado, de forma clara, pela Constituição e pelas leis federais que tratam do meio ambiente e da saúde.

3. O MPF ressalta que frentes de trabalho envolvidas na queima e corte da cana têm propiciado a ocorrência do trabalho escravo, comprovada por inúmeros boletins de flagrante de órgãos públicos federais responsáveis pela fiscalização rural.

4. O MPF lamenta que velhas práticas sejam tratadas com decisões passadas que se mostraram sem resultado. Ao aprovar a lei 2.049 em dezembro de 1992, a Alerj determinou o fim das queimadas nos canaviais em até cinco anos. Entretanto, passados 19 anos dessa lei, nada foi feito, contrariando a própria Alerj.

5. O MPF acredita que o mencionado projeto de lei deve ser vetado pelo Executivo, pois não há como conceder mais prazo ao que já deveria ter sido resolvido em 1997.

6. O MPF não se furtará a cumprir seu dever de adotar as medidas necessárias à defesa dos direitos constitucionais e ao respeito aos princípios e à legalidade.

Fonte: Procuradoria da República no Rio de Janeiro

EcoDebate, 17/06/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

2 thoughts on “RJ: MPF questiona o Projeto de Lei 569/2011, que permite a queima de cana-de-açúcar no Estado até 2024

  • aprecio a dedicação de alguns em cumprir a lei porém sei que o plantio da cana e uma coisa legal que emprega diretamente e indiretamente milhares de pessoas contribuindo para o crecimento da economia do país sendo assim tenho certeza que (queimar ou não) tem que ser tratado com muito cuidado respeitando o produtor rural e sugiro que direcionem suas forças para o desmatamento que está enriquecendo poucos matando muitos e não sendo fiscalizado devidamente pelos orãos competentes trazendo um prejuízo incalculavel para o mundo tornando a questão da cana insignificante porém tratando o setor como criminoso

  • Nelson Élio Zanotti

    A Lei Federal determina que a queima deve ser reduzida 1/4 a cada período de 5,0 anos a partir de 1998. Desta forma em 2018 deverá estar eliminada a queima de cana, exceto propriedades menores do que 150,0 ha.
    Pesquisas demonstram que a colheita de cana crua melhora a densdade do solo; aumenta microorganismos e aumenta produtividade em 17% e longevidade em 20%.
    O que precisa ser analisado são questões de possibilidades financeiras para o corte sem queima já que vai demandar aquisição de máquinas caras.
    Também analisar a questão de desempregos.
    Esperamos que ocorra um entendimento entre meio ambiente e o aspecto social e econômico. Entendo que para os casos de melhoria ambiental deveria existir crédito mais barato e com prazos mais dilatados, pois do contrário o setor não tem tido lucratividade para mudar repentinamente.

    Saudações

    Eng. Agr. Nelson Élio Zanotti
    Especialista em cana, planejamento e gestão ambiental

Fechado para comentários.