Documentário ‘À Sombra de um Delírio Verde’ narra a luta dos Guarani Kaiowá contra avanço da cana

Nesta quarta-feira (4) na Esplanada dos Ministérios em Brasília, às 20h aconteceu o lançamento do documentário “À sombra de um delírio verde”, que conta a luta dos Guarani-Kaiowá, etnia indígena com a maior população no Brasil, contra o avanço da monocultura da cana-de-açúcar. Relatórios de organizações de direitos humanos têm denunciado sistematicamente o genocídio contra esta etnia. A exibição está dentro da programação do Acampamento Terra Livre.

A co-produção Brasil, Argentina e Bélgica será teve sua estreia no Festival Cine Latino, em Tolouse, França, em março, sob aplausos e comentários de espanto e indignação do público em relação à realidade dos indígenas que sobrevivem à sombra do lucro e dos discursos ecologicamente corretos dos biocombustíveis.

Em seguida a exibição, um dos diretores do documentário, Cristiano Navarro, e as lideranças Guarani Kaiowá estarão presentes para uma conversa com o público e jornalistas.

http://www.youtube.com/watch?v=M-Vg4GSoAaU

A produção coloca a disposição fotos e imagens para as tvs e outros veículos de comunicação.

Sinopse

Na região sul do Mato Grosso do Sul, fronteira com Paraguai, a etnia indígena com a maior população no Brasil luta silenciosamente por seu território para tentar conter o avanço de poderosos inimigos. Expulsos pelo contínuo processo de colonização, mais de 40 mil Guarani-Kaiowá vivem hoje em menos de 1% de seu território original. Sobre suas terras encontram-se milhares de hectares de cana-de-açúcar plantados por multinacionais que, em acordo com governantes, apresentam o etanol para o mundo como o combustível “limpo” e ecologicamente correto. Sem terra e sem floresta, os Guarani-Kaiowá convivem há anos com uma epidemia de desnutrição que atinge suas crianças. Sem alternativas de subsistência, adultos e adolescentes são explorados nos canaviais em exaustivas jornadas de trabalho. Na linha de produção do combustível limpo são constantes as autuações feitas pelo Ministério Público do Trabalho que encontram nas usinas trabalho infantil e escravo. Em meio ao delírio da febre do ouro verde (como é chamada a cana-de-açúcar), as lideranças indígenas que enfrentam o poder que se impõe muitas vezes encontram como destino a morte encomendada por fazendeiros.

Serviço:

Local: Esplanada dos Ministérios em frente ao ministério da Justiça, Brasília
Horário: 20hs
Ficha técnica:
Título Original: À Sombra de um Delírio Verde Documentário (The Dark Side of Green)
Gênero: Documentário
Produção: Argentina, Bélgica, Brasil
Tempo de Duração: 29 min
Ano de Lançamento: 2011
Direção, produção e roteiro: An Baccaert, Cristiano Navarro e Nicolas Muñoz
Narração em Português: Fabiana Cozza
Música composta por Thomas Leonhardt
Site: http://www.thedarksideofgreen-themovie.com/
Facebook: http://www.facebook.com/pages/THE-DARK-SIDE-OF-GREEN/132106013477766?sk=wall

Fonte: CIMI

EcoDebate, 05/05/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

Top