EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

RJ, 26/4: Debate sobre energia nuclear marca 25º aniversário do acidente de Chernobyl

RJ, 26/4: Debate sobre energia nuclear marca 25º aniversário do acidente de Chernobyl

Evento contará com especialistas da área e a presença confirmada da ex-candidata à Presidência da República, Marina Silva

Na terça-feira, 26 de abril, dia do 25º aniversário do acidente de Chernobyl, a Fundação Heinrich Böll irá promover o debate “De Chernobyl a Fukushima: A Energia Nuclear não tem Futuro”, com a presença da ex-candidata à Presidência da República, Marina Silva. O evento, que conta com a parceria da Sociedade Angrense de Proteção Ecológica (Sapê) e da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA), será no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), das 18h às 21h30.

Também irão participar Rogério Gomes, da Associação dos Fiscais de Radioproteção e Segurança Nuclear; Ildo Sauer, doutor em energia nuclear pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (USP); Alphonse Kelecom, professor do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF); e Marijane Lisboa, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e relatora da Plataforma Dhesca, uma articulação nacional de 36 movimentos e organizações da sociedade civil que desenvolve ações de promoção, defesa e reparação dos Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais.

É preocupante a recusa do governo federal em rever o programa nuclear do país enquanto Europa e China estão repensando o uso da tecnologia atômica após o acidente de Fukushima. Por isso, o evento tem como objetivo promover um debate qualificado sobre o papel da energia nuclear na atual política energética brasileira. Serão abordados os mitos e riscos dessa fonte energética, os impactos negativos e as violações de direitos humanos causados pela mineração de urânio em Caetité (BA), e caminhos possíveis para uma matriz energética sustentável.

Confira a programação em www.boell.org.br.

Sobre a Fundação Heinrich Böll:
A Fundação Heinrich Böll é uma organização política alemã sem fins lucrativos que faz parte da corrente política verde que se desenvolveu em várias partes do mundo nos anos 1970 como uma resposta às tradicionais políticas socialista, liberal e conservadora. Saiba mais em www.boell.org.br.

Serviço:
Debate “De Chernobyl a Fukushima: A Energia Nuclear não tem Futuro”
Data: 26 de abril de 2011
Hora: das 18h às 21h30
Local: IFCS/UFRJ – Salão Nobre – Largo de São Francisco de Paula, nº 1 – Centro – Rio de Janeiro.

Colaboração de Ana Carollina Leitão, para o EcoDebate, 25/04/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa