EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

‘Mãos de Césio’ no Rio de Janeiro – Exposição Fotográfica sobre o maior acidente nuclear ocorrido no Brasil

“Mãos de Césio” é uma Exposição Fotográfica sobre o maior acidente nuclear ocorrido no Brasil, o acidente radiológico de Goiânia, conhecido como o acidente com o Césio 137.

Um prédio do Instituto Goiano de Radioterapia destruído e abandonado com um aparelho de radioterapia desativado dentro foi a causa deste “Chernobyl do Brasil”, que foi classificado como nível 5 na Escala Internacional de Acidentes Nucleares. Um aparelho construído nos anos 1950 para tratar câncer virou uma bomba radioativa, quando dois catadores de ferro velho, sem conhecimento do perigo, tiraram este aparelho com quase 20 gramas da substância radioativa, o Césio 137. Assim começou uma reação em cadeia que afetou e destruiu a vida de centenas de pessoas. A parte afetada do corpo mais visível foram as mãos, porque com elas foram feitos os primeiros contatos com este elemento altamente radioativo.

A Exposição
começa no dia 1º de maio, uma homenagem aos centenas de trabalhadores civis e militares que ajudaram as primeiras vítimas e “limparam” este Chernobyl do Brasil em um ato heróico. Estes trabalhadores, enfermeiras, médicos, bombeiros, policiais militares, pedreiros e motoristas, em muitos casos também perderam a sua saúde e suas vidas por causa da radioatividade do Césio, chamado de o brilho da morte.

Mãos de Césio
irá mostrar fotos do Acervo da Associação das Vítimas do Césio 137 de Goiânia (AVCésio), do Programa Memória Roberto Pires e do Centro de Pesquisa e Documentação do Jornal do Brasil (CPDoc JB).

O Curador é Norbert G. Suchanek, Jornalista e Correspondent
e da Alemanha com experiência em assuntos do meio ambiente há mais de 20 anos. Mãos de Césio não é a sua primeira exposição importante. Em 2004, ele organizou a exposição “450 anos de São Paulo”, com o patrocínio da Prefeitura de Munique e do Museu Nacional de Antropologia (Staatliches Museum fuer Voelkerkunde), na Capital da Bavária.

A exposição Mãos de Césio tem apoio da Fundação Heinrich Boell, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro e da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch.

http://www.uraniumfilmfestival.org/html/exposicao.html
http://www.uraniumfilmfestival.org/html/films_2011.html

EcoDebate, 25/04/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

One thought on “‘Mãos de Césio’ no Rio de Janeiro – Exposição Fotográfica sobre o maior acidente nuclear ocorrido no Brasil

  • Onde sera a exposição?

    Exposição Fotográfica “Mãos de Césio”
    Centro Cultural Laurinda Santos Lobo
    Rua Monte Alegre, 306 – Santa Teresa
    01a 29 de maio – 10h às 20h

Fechado para comentários.