EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Khadafi e as lições da Democracia, artigo de Joelson Meira

[EcoDebate] A sociedade humana produz inteligência política e pilares de organização da convivência entre pessoas e nações. Mas produz, também, anacronismos e distorções ao longo das experiências na governança dos negócios públicos.

Há 42 anos no poder , acumulando bilhões de dinheiro roubado da sociedade Líbia, agora vem à tona o poder financeiro da família de Khadafi, em investimentos em vários setores da economia, na Suiça e principalmente em Londres.

Notícias dão conta de investimentos até na Bahia , mais precisamente em Juazeiro.

Enquanto a família do ditador Líbio espalha fortuna pelo mundo, o povo é fuzilado nas ruas de Benghazi e protesta pelo fim do anacrônico e agonizante regime.

Este episódio deplorável acende a luz amarela das democracias , ainda que de caráter ideológico burguês, porquanto o germe da corrupção que degenera os governos, está presente em todos os aparatos estatais, numa conspiração silenciosa dos que se supõem acima da outorga concedida pelos cidadãos e cidadãs, outorga esta que tem o fim específico de administrar os negócios públicos. Repetindo: públicos !

Quais as lições que devemos absorver dos acontecimentos na Líbia ? Seguramente, a primeira delas é a confirmação da submissão do homem público às normas de conduta ética, moral e legal , sem as quais os governantes se acham acima do bem e do mal , semi-deuses que acreditam na manipulação das vidas das pessoas, impunemente.

Alheios ao sistema de freios e contra-pesos, tais governantes ( e Khadafi é o maior exemplo ) encastelam-se ao lado de figuras imprestáveis, bajuladoras medíocres e pequenas , vão se distanciando do povo , confundem a coisa pública como patrimônio familiar , abandonam os amigos da revolução que os colocaram no poder, encantam-se com os jatinhos , resorts e hotéis de luxo, jovens prostitutas , carros de última geração, restaurantes sofisticados ( muitos de culinária duvidosa ) sem percerberem que um profundo silêncio, uma grande conspiração , um ódio inapag ável, uma resposta retumbante vão sendo forjados ao seu redor , resultando em profunda revolta como aquela que presenciamos na Líbia.

Aqui no Brasil , estamos longe destes acontecimentos mas a ciência política é uma só e serve para qualquer lugar. Em Valença , os supermercados do Prefeito Ramiro foram saqueados numa resposta espontânea da comunidade em face da insegurança e descaso daquele gestor . Na Líbia , o ditador GKhadafi foi sitiado num bunker, enquanto a população ocupa as ruas das cidades esperando o fim do regime .

Tais figuras, manipuladoras das consciências , estão em fase de extinção. Ao final dos governos , os sinais exteriores de riqueza vão produzindo os bloqueios e sequestros de bens . Ministr os e Embaixadores já abandonaram o barco e se juntaram ao povo revoltado. Os laranjas utilizados , sem compromissos com qualquer princípio, vão denunciando o ditador , como acontece , agora , em Londres . As famílias, que pareciam viver numa zona de luxo e conforto, entram em pânico com a possibilidade da execração pública, prenunciando o fim das dinastias de forma melancólica , triste e solitária.

A Líbia está há milhares de quilometros do Brasil mas a revolta das urnas , em nosso sistema político , é a lição que todos nós, políticos e governantes , devemos entender como alerta das massas globalizadas.

Joelson Meira, advogado, é Secretário de Articulação com a União Camaçari/BA

EcoDebate, 28/02/2011


Compartilhar

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

One thought on “Khadafi e as lições da Democracia, artigo de Joelson Meira

  • Albertino Dias

    Excelente o artigo do Dr. Joelson Meira. Merece ser lido nas escolas para que a juventude saiba escolher melhor os governantes.
    Parabéns ao Ecodebate !!!
    Albertino

Fechado para comentários.