EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Embrapa Cerrados avalia impacto da atividade mineradora de níquel na biodiversidade de solos em Barro Alto (GO)

Uma equipe de pesquisadores da Embrapa Cerrados irá estudar o impacto da atividade mineradora de níquel na biodiversidade de solos do município goiano de Barro Alto, que apresentam naturalmente concentração elevada de metais pesados, e definir as atividades que serão recomendadas para recuperação das áreas impactadas pela mineração.

O convênio de Cooperação Técnica foi assinado no final do mês de dezembro com a Companhia Mineradora Anglo American Brasil Ltda. Para o desenvolvimento da pesquisa foi elaborado o projeto “Diversidade vegetal, disponibilidade de metais e organismos no solo: ferramentas para a recuperação de áreas sob mineração de níquel nos complexos ultramáficos de Barro Alto-GO”.

A área de mineração em Barro Alto já foi foco de estudo da Embrapa Cerrados no projeto “Relações entre metais do solo e a biodiversidade no Cerrado: ferramentas para a conservação ambiental e a recuperação de áreas degradadas”.

Neste projeto, que se encerra em março, foram feitos estudos sobre as relações entre os processos físico-químicos dos metais pesados nos solos, dos mecanismos fisiológicos de tolerância a metais em espécies nativas e prospecção de genes relacionados a essa tolerância, caracterização da diversidade vegetal e avaliação de danos potenciais da mineração de níquel sobre organismos do solo e da água.

A partir dos resultados do projeto em fase de finalização, os pesquisadores e a empresa mineradora resolveram desenvolver uma pesquisa mais direcionada a recuperação das áreas degradadas pela atividade mineradora. No projeto anterior, a pesquisa era feita em áreas naturais que ainda seriam mineradas. No projeto atual, serão estudadas as áreas em que o minério já foi extraído para poder avaliar o impacto da mineração e definir estratégias/tecnologias de recuperação dessas áreas.

No decorrer do projeto serão realizadas análises químicas e microbiológica do solo, controle de vegetação nas áreas mineradas e coletas de sementes de espécies nativas para tentar a reprodução em viveiro ou em meios de cultura.

Uma característica interessante da região de Barro Alto é o desenvolvimento de uma vegetação adaptada a presença natural nos solos de metais pesados que são potencialmente tóxicos para a maioria das plantas. Por isso, o maior desafio do projeto, de acordo com a pesquisadora Leide Rovênia, é promover a recuperação das áreas degradadas pela mineração com as espécies nativas locais.

“Existem poucas informações sobre a ecologia dessas espécies nativas tolerantes aos metais pesados desses solos. Como não é possível fazer a revegetação dessas áreas com espécies comumente utilizadas em outros ambientes com solos com características químicas e físicas distintas daquelas encontradas em solos ultramáficos, temos o desafio de multiplicar essas espécies que são adaptáveis às condições desses solos, que apresentam altas concentrações de metais pesados e fortes desequilíbrios nutricionais”, explica a líder do projeto.

Também participam do projeto os pesquisadores da Embrapa Cerrados Cícero Pereira, Fabiana Aquino, Fábio Bueno e Ieda Mendes e o analista Zenilton Miranda, da Embrapa Informação Tecnológica.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Embrapa Cerrados

EcoDebate, 24/01/2011


Compartilhar

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.