EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Percepção Ambiental, artigo de Roberto Naime

[EcoDebate] A espécie humana está constantemente agindo sobre os meios naturais (meio físico e meio biológico), com o objetivo de sanar suas necessidades. Todas as ações humanas tem esta motivação e interfere em nossa própria satisfação psicológica com o meio ambiente.

Cada indivíduo percebe, reage e responde de forma diferenciada. As respostas e manifestações são resultantes das percepções de cada um, ou seja dos processos cognitivos, julgamentos e expectativas.

Todas as manifestações psicológicas afetam nossa conduta, ainda que na maioria das vezes de forma inconsciente.

No meio urbano, outros fatores de natureza socioeonômica afetam a qualidade do meio ambiente e da vida, como populações assentadas em áreas de risco ou marginalizadas. Mas em conjunto, as cidades exercem um forte poder de atração sobre as populações, devido a heterogeneidade, movimentação e possibilidades de ascenção social que materializam.

Uma das formas mais comuns de insatisfação com a situação socioeconômica e ambiental é o vandalismo. Condutas agressivas em relação a elementos físicos, biológicos e arquitetônicos entre as classes menos favorecidas, simplesmente expressam a revolta pelas condições de vida a que estas populações estão submetidas.

A percepção ambiental procura desenvolver trabalhos que auxiliem a produção e a diversificação de métodos de conscientização ambiental integrada, que estimulem os contatos e a formulação de teias de relações possíveis. São interrelações entre os meios físico, biológico e antrópico, com suas múltiplas variáveis. Isto é uma contribuição para a tomada de consciência das populações em busca de melhor qualidade de vida e preservação de valores sociais, morais e ambientais.

Desta forma, o estudo da percepção ambiental é de fundamental importância para que possamos compreender melhor as interrelações entre o homem e o ambiente, suas expectativas, satisfações, julgamentos e condutas.

A percepção ambiental vincula-se estreitamente com as atividades de educação ambiental. Saber como os indivíduos com quem teremos interações profissionais e sociais percebem o ambiente em que vivem, suas fontes de satisfação e sua compreensão da natureza é de fundamental importância. Somente conhecendo esta realidade é possível planejar e realizar um trabalho de educação ambiental, minimizando a geração de impactos ambientais, com bases locais, partindo da realidade do público alvo.

As formas de trabalhar a percepção ambiental são a observação da natureza, das relações entre os seres humanos e os meios físico e biológico e o traçado de mapas mentais ou de contorno, estabelecidos pela aplicação de questionário com respostas fechadas que posteriormente são cuidadosamente compilados e interpretados e representações fotográficas de realidades diversas que envolvem o público alvo, objeto da pesquisa.

Existem ainda trabalhos de percepção ambiental que buscam não apenas o entendimento do que o indivíduos percebe, mas que pretendem também promover a sensibilização dos mesmos, bem como o desenvolvimento de sistemas de percepção e compreensão do meio ambiente.

Roberto Naime, colunista do Portal EcoDebate, é Professor no Programa de pós-graduação em Qualidade Ambiental, Universidade FEEVALE, Novo Hamburgo – RS.

EcoDebate, 03/12/2010


Compartilhar

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

One thought on “Percepção Ambiental, artigo de Roberto Naime

  • Professor.
    Sem dúvida a educação é o único caminho. Reeducar e conscientizar adultos é mais difícil do que educar e conscientizar crianças; especialmente essas novas safras de seres humanos que estão chegando – vejo nessas crianças, possíveis mestres a educar os adultos…
    Parabéns pelas suas sempre oportunas colocações.

Fechado para comentários.