EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

De 30/11 a 3/12/2010: III Encontro Latino-Americano Ciências Sociais e Barragens

Construção de hidrelétricas e produção de energia é pauta do III Encontro Latino-Americano Ciências Sociais e Barragens

Encontro reunirá, na Universidade Federal do Pará, em Belém, academia e sociedade civil para discutir a construção de barragens e seus desdobramentos na América Latina

Entre 30 de novembro e 3 de dezembro de 2010, Belém do Pará será o cenário do III Encontro Latino-Americano Ciências Sociais e Barragens, evento que pretende reunir, na Universidade Federal do Pará, academia, pesquisadores, movimentos sociais, comunidades tradicionais e estudantes no debate sobre a elaboração e concretização de projetos de barragens na América Latina.

Garantir esse debate lançando luz sobre as dinâmicas complexas que resultam desses empreendimentos é o desafio da academia, enquanto lugar estratégico da produção do conhecimento. A interação com os movimentos da sociedade civil organizada garantem subsídios para uma discussão mais completa.

Daí a necessidade de que parcelas mais amplas da sociedade insiram-se nesse debate. No Brasil, por exemplo, o Ministério de Minas e Energia, por meio da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), cadastrou só para o próximo Leilão de Contratação de Energia Proveniente de Novos Empreendimentos, o Leilão A-5, dez empreendimentos de geração de energia hidrelétrica. É visível que o planejamento de novos empreendimentos hidrelétricos como esses não tem tido discussões satisfatórias acerca dos impactos socioambientais, limitando-se ao aspecto econômico.

Debates

O que precisamos discutir sobre barragens? Quais serão os desafios do novo governo brasileiro? Quais são os custos desses empreendimentos para a América Latina? Quem paga mais pela conta de energia? Para onde vai a energia produzida nas hidrelétricas? Estas e outras questões serão desenvolvidas nesta 3ª edição do Encontro.

Sociólogos, Antropólogos, cientistas políticos, juristas, geógrafos, movimentos sociais e outros, compartilharão suas inquietações com o intuito de apontar os caminhos para as melhores soluções em relação à geração de energia e ao desenvolvimento regional.

Qual a relação entre a construção de barragens e as Ciências Sociais?

O tema da construção de barragens na América Latina passou a ser discutida por cientistas sociais a partir da década de 1970. Deslocamentos das populações atingidas e impactos para os seus territórios e modos de vida culminaram na organização de movimentos de resistência.

Mas as Ciências Sociais não estiveram sempre presentes nessas discussões. Por muito tempo, assuntos relacionados a barragens estavam no âmbito dos debates das engenharias e da economia. Mas esses grandes impactos ambientais e sociais alertaram para a necessidade de se fazer um esforço mais amplo de análise. A partir do I Encontro Latino Americano de Ciências Sociais e Barragens, ocorrido no Rio de Janeiro, em 2005, uma nova etapa de debates foi inaugurada.

A ideia é ressaltar a importância do debate público e da participação da sociedade latino-americana diante dos desafios sociais e ambientais que se colocam para a região na qual se projetam novas e grandes barragens para aproveitamento hidrelétrico nos próximos anos.

_________________

III Encontro Latino-Americano Ciências Sociais e Barragens
Data: 30/11 a 03/12/2010
Local: Centro de Convenções Benedito Nunes – Universidade Federal do Pará

Para mais informações, acesse o site do evento www.ecsbarragens.ufpa.br ou o blog www.encsb.blogspot.com

EcoDebate, 22/11/2010

Compartilhar

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.