EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Votar ou viajar? artigo de Montserrat Martins

[EcoDebate] O Governo Federal decidiu que segunda-feira é ponto facultativo, quer dizer, liberando um “feriadão” para este final de semana – o das eleições. Além dos funcionários federais, também na esfera privada haverá setores com possíveis alternativas para viagem, quer dizer, empresas que permitirão a funcionários fazer “feriadão” com posterior compensação de horários. Mais ainda, muitos profissionais liberais e outros trabalhadores autônomos também podem cogitar desse expediente.

Conforme os analistas políticos, os eleitores de Serra seriam mais propensos a viajar do que os de Dilma, quer dizer, o governo – que liberou o funcionalismo federal – estaria apostando na idéia, mesmo, que o eleitorado se divide em tendências de voto de acordo com as classes sociais, conforme indicam institutos de pesquisas. A verdade é que para as camadas da população que tiverem opção de votar ou viajar, a opção por votar significa um grande comprometimento com a decisão política da nação, mais que o prazer momentâneo da família num feriado prolongado. Mas, sabendo-se do quadro crônico de desilusão com a política, em que situações as famílias fariam essa opção ?

Há algumas eleições que mobilizam a sociedade a ponto de muitos que habitualmente se abstem se sentirem envolvidos e mobilizados para votar, como aconteceu no caso da eleição de Obama, por exemplo, cujo índice de abstenção foi muito menor que a média daquele país. No Brasil, já houve situações de grande mobilização popular, há quem lembre por exemplo do grande movimento pelas “Diretas Já” nos anos 80, que marcou época na luta pela redemocratização. Já tivemos eleições acirradas no Rio Grande do Sul e no país, que dividiram e envolveram as pessoas em acaloradas discussões.

Agora, tão importante quanto quem vai ocupar a Presidência do país nos próximos 4 anos, será observarmos qual o grau de envolvimento da população nessa escolha, o quanto os candidatos serão capazes de mobilizar seus eleitores. Por isso, além dos votos em Dilma ou em Serra, os votos nulos, em branco e os índices de abstenção também nos dirão muito sobre a capacidade destes candidatos em mobilizar (e até que ponto) a sociedade brasileira.

Montserrat Martins, Psiquiatra, é articulista do EcoDebate.

EcoDebate, 30/10/2010


Compartilhar

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

2 thoughts on “Votar ou viajar? artigo de Montserrat Martins

  • Eu tenho um baita respeito e admiração pelo Montserrat Martins. Ele é inteligente, culto, sabe se expressar tão bem. Pessoas como o Montserrat são tesouros na vida da gente, são tesouros de inteligência e sabedoria.

Fechado para comentários.