EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Responsabilidade Social Empresarial, artigo de Alexandre Passos

[EcoDebate] De acordo com o Instituto Ethos (2009), a Responsabilidade Social Empresarial – RSE “[…] É a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais”.

Um bom exemplo de RSE é a reciclagem de papel que pode e deve ser adotada por empresas de vários segmentos, que pretendem fortalecer à sua marca, produto e/ou serviço. Isso, além de conquistar de novos mercados, atrai e fideliza consumidores com esse tipo de atitude ecologicamente correta.

Em particular, trato das empresas que têm o seu segmento de atuação diretamente relacionado com o tema, ou seja, as que fabricam papel. Porém, é preciso que todo o processo de produção esteja integrado com o desenvolvimento sustentável que começa na origem da matéria prima utilizada: a celulose. Esta que precisa ser proveniente de áreas de reflorestamento até o seu destino final de consumo, onde se transforma em lixo que pode e deve ser reciclado. Mas quais são as empresas adotam esse tipo de postura?

Segundo Porter (2007), a R.S.E. tem dois estágios: o primeiro que trata da reação, mediante as pressões políticas, com leis que forçam as empresas a adotarem novas ações em suas atividades de produção; o segundo que iniciou há cerca de cinco anos e continua sendo praticado por parte de grandes organizações, onde as empresas identificaram a R.S.E. como uma importante ferramenta para a construção de uma boa imagem.

Como visto, a Responsabilidade Social Empresarial (voluntária ou não) é justificável, não só pela sua importância ambiental, mas também pelos benefícios que podem proporcionar para as empresas e/ou suas marcas.

Alexandre Passos é Publicitário – amcpassos{at}hotmail.com

EcoDebate, 10/09/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.