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Redes Sociais: mais que uma essencialidade competitiva, artigo de Gilberto Barros Lima

redes sociais
CC/Flickr SocialGrow/Veja

[EcoDebate] Preliminarmente, de maneira notável o futuro parece chegar cada vez mais rápido e comumente experimentamos novidades provenientes do conhecimento científico. Como se tem verificado, as mudanças predominam neste novo século 21 e gradualmente cabe potencializar a era da informática como um dos maiores eventos da Ciência.

De forma exorbitante, a tecnologia se faz presente em todos os setores da sociedade, o efeito imediato dessa diversificação de acontecimentos é que vivenciamos uma invenção sem qualquer espanto e a geração denominada de “Y” é a detentora de uma gama de novas atividades e conceitos ainda não aprovadamente absorvidos pelas demais gerações anteriores.

Literalmente, neste período em que a globalização ilustra o seu potencial e reforça seu irreversível domínio, a sociedade global adere aos meios de comunicação para encurtar distâncias e romper qualquer outro tipo de fronteira. Essa nova ótica afigurou-se como mola propulsora na condução de profundas alterações no cenário mundial e criando um destino competitivo e de uma agregação de substanciais ganhos para aqueles que não medem esforços para utilizar a tecnologia como fonte de recursos e ampliar seu poder econômico perante as potências globais.

Substancialmente com o advento da Internet a sociedade mundial usufruiu muitas facilidades, ou seja, as pessoas afirmam que as relações pessoais e o fluxo constante de informações trouxeram muitos benefícios anteriormente não compartilhados.

Atualmente o atrativo uso da Internet é tão importante e relevante que o ser humano não consegue retornar facilmente aos antigos modelos de comunicação que não oferecem as vantagens inquestionáveis no presente período. Embora na rede mundial apresentamos muitas diferenças no campo cultural, religioso, no pensamento e outros fatores, não podemos ignorar que a Internet continua em franca ascensão e nos leva a um único objetivo que é a comunicação global.

Em grande medida, a partir dessa nova formação de internautas, de maneira conjunta, surgiram as Redes Sociais, isto significa que o número de usuários brasileiros e de todas as partes do mundo vem crescendo a cada pesquisa. É inconcebível dissociar essa realidade, principalmente pelos efeitos sucessivos da propagação fenomenal que é a Internet.

Em plena atmosfera, a comunicação, a informação e o conhecimento são ingredientes tecnológicos indispensáveis para toda a sociedade e também para todas as empresas no cenário mundial.

Dentro desse conceito, o tripé midiático, acima citado, são as características básicas das Redes Sociais (Orkut, You Tube, MSN, Twitter, Facebook ou Linked In), em qualquer uma delas encontramos diversos canais de comunicação constando milhares de informações que resultam, de algum modo, no conhecimento.

O que são as Redes Sociais?
Conceituamos esse fenômeno das Redes Sociais como os canais de relacionamentos digitais abrangendo um grande número de internautas. Suas principais características permitem o livre acesso com gratuidade, neste espaço interativo acontece à propagação de uma gigantesca série de informações que se tornam importantes para toda a comunidade das Redes Sociais.

Quando citamos a importância das Redes Sociais para a comunidade não se pode ignorar a amplitude do canal de relacionamento, esse universo é uma contínua adesão de tantos outros internautas ainda não convencidos e conscientes do valor das Redes Sociais.

O ingresso nas Redes Sociais é mais que uma essencialidade competitiva, pode-se afirmar que é a exposição individual ou coletiva de um simples usuário como também da imagem de uma empresa na rede mundial.

Evidentemente a essencialidade das Redes Sociais interfere na competitividade, a participação em qualquer uma delas é a oportunidade de conectar outros relacionamentos profissionais e expandir sua rede de parcerias, isto serve para o simples internauta como para o cotidiano das empresas pequenas, médias e mais ainda para as grandes corporações.

Independente da valorização das Redes Sociais, sua essencialidade sofre algumas resistências por parte de alguns setores sociais e industriais, ou seja, algumas empresas ignoram sua utilidade por achar que os seus talentos perdem muito tempo usufruindo as Redes Sociais para o entretenimento e assuntos particulares sem finalidade de trabalho.

Neste caso, a solução para o problema da utilização das Redes Sociais pode ser simplificada pela aplicação de um bom treinamento e orientações específicas quanto ao seu uso, deste modo, tanto o usuário e a empresa de qualquer nível manterão uma conduta ética quanto sua utilidade.

Não seria exagero considerar que o futuro da Internet dependerá das Redes Sociais. Independentemente de um modelo de rede social se tornar obsoleto com o passar do tempo, certamente em curto espaço de tempo surgirão tantos outros meios digitais para desencadear mudanças e o aperfeiçoamento da comunicação, a constante mutação tecnológica demonstra acelerar os passos e assim tornar mais veloz a competição entre a sociedade e o mundo empresarial.

Não cabe dentro deste contexto, proferir o julgamento com sentimentos contrários a esse fenômeno digital, a racionalidade global das Redes Sociais no mundo contemporâneo tem trazido, implacavelmente, uma nova visão, bem como, um impulso definitivo na área da comunicação.

Devido à enormidade de acontecimentos dos principais objetivos das Redes Sociais não pode ser rotulada apenas como uma vigilância de privacidade, a questão deve ser considerada como um dos melhores avanços e que se agigantam seguidamente no transcorrer da História.

No alvorecer de novas descobertas no campo da Informática, vinculadas as necessidades da sociedade, as Redes Sociais devem como fundamento aproximar as pessoas e os outros segmentos industriais e estatais, assim as transformações ainda por vir serão ferramentas para toda a comunidade mundial.

Mais uma vez, as Redes Sociais são mais que uma essencialidade competitiva, elas oportunizam usuários a construir uma cadeia de relacionamentos que se expandem com a aquisição da informação e do conhecimento. Conforme dito pelo filósofo Aristóteles: o “homem é, por natureza, um ser social”.

Gilberto Barros Lima, Bacharel em Relações Internacionais (IBES-SC), Pós-graduado em Gestão de Negócios Internacionais (ICPG-SC) e Metodologia da Pesquisa e do Ensino Superior (IBES-SC), Captador de Recursos (Fundraiser) do Centro de Recuperação Nova Esperança (CERENE) e Professor Universitário.

EcoDebate, 18/08/2010

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One thought on “Redes Sociais: mais que uma essencialidade competitiva, artigo de Gilberto Barros Lima

  • que a luz da sociedade tenha a vião do grande objetivo HUMANO, para que neste ponto os momentos que virar seja de eterna posição das sabedorias que cada CIDADÃO, venha consquistar os nossos consciente dentro da verdadeira RAZÃO.

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