EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Brasil tem quase 14 mil focos de queimadas nesta quinta-feira, 12/08

Focos de queimada, 12/08

Os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registram 13.823 focos de queimadas em todo o país hoje (12), não só em áreas de floresta. A maioria está concentrada nas regiões Norte e Centro-Oeste. A estiagem e a baixa umidade relativa do ar aumentam o risco de incêndios.

Em Mato Grosso, há 4.284 focos de queimadas. No norte do estado, o município de Marcelândia foi atingido por um incêndio que destruiu serrarias e pelo menos 100 casas. No Acre, que está em estado de alerta ambiental desde a última segunda-feira (9), o número de focos de queimadas caiu de 246 para 14.


No Pará, são 3.836 focos de calor em todo o estado. Tocantins tem 1.434 focos, o Maranhão, 609, a Bahia, 598, e Rondônia, 539. Em Goiás e no Distrito Federal, onde a umidade relativa do ar está abaixo dos 25%, o Inpe registra 644 e 27 focos de queimadas, respectivamente.

De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), a umidade relativa do ar continuará baixa nesta quinta-feira em todo o Centro Oeste, em Tocantins, no sul do Piauí, na parte sul da Região Norte, e no oeste da Bahia e de Minas Gerais.

Reportagem de Luana Lourenço, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 13/08/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

One thought on “Brasil tem quase 14 mil focos de queimadas nesta quinta-feira, 12/08

  • Lamentavelmente, desde 2003 o Brasil tem sido recordista em desmatamentos e queimadas, com os respectivos ministérios publicando dados parciais ou incorretos e revisando-os em seguida, para não permitir ao cidadão que visualize a gravidade do que está ocorrendo. E tal situação também deriva do abandono do país pela União, que tem suas terras “vendidas” em território indígena para o chines Lu Weigang e muitos outros, sem que o governo federal tome qualquer providência para proteger o território nacional. O mesmo ocorre com a invasão de grileiros, empresas e capitais estrangeiros em vastas áreas da Amazônia e do cerrado, sem falar no narcotráfico e Farc.

Fechado para comentários.