EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Faça você mesmo: os quatro ‘Rs’, artigo de Antonio Silvio Hendges

[EcoDebate] Cada vez mais se destaca a importância de atitudes pessoais e coletivas que valorizem uma cultura de respeito à natureza e preservação dos recursos naturais. Neste sentido, atitudes cotidianas das famílias, cidadãos, escolas, empresas e instituições públicas que considerem os quatro “Rs” são muito importantes: reduzir, racionalizar, reutilizar e reciclar, são os princípios norteadores de muitas ações concretas que podem ser realizadas em todas as ocasiões do dia-a-dia.

A redução e racionalização do consumo de produtos e embalagens descartáveis devem ser consideradas pelos consumidores, bem como o impacto ambiental causado pela produção, transporte e armazenamento dos produtos ou serviços adquiridos.


É importante também a reutilização e adaptação sempre que possível para outros usos ou funções, evitando-se o desperdício, inclusive após a reutilização, não descartando de modo inadequado os resíduos no meio ambiente. O consumo responsável é antes, durante e depois.

A reciclagem é o mais aceito e praticado dos quatro “Rs”, no entanto isolada não é suficiente para garantir a sustentabilidade: deve-se considerar que os desequilíbrios ambientais e os resíduos inadequados são provenientes principalmente dos processos de extração/beneficiamento primário e descarga de rejeitos. São estas duas pontas que justificam os quatro “Rs” como ações eficientes de preservação ambiental. Para um desenvolvimento sustentável, é preciso que a sociedade monitore e identifique os ciclos dos materiais e as etapas dos processos, controlando os desperdícios e a disposição dos resíduos.

Colaboração de Antonio Silvio Hendges, Professor de biologia, Agente Educacional no RS, para o EcoDebate, 12/07/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.