EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Manifestantes contra Belo Monte bloquearam a Transamazônica em Altamira, PA. Com a visita de Lula, novos protestos ocorrerão

Por volta das 5 h da manhã desta segunda, 21, cerca de 400 manifestantes, entre moradores de Altamira, agricultores familiares e ribeirinhos, fecharam a rodovia Transamazônica na altura do km 18 no trecho Altamira – Marabá, em protesto contra o projeto de construção da hidrelétrica de Belo Monte. O ato ocorreu um dia antes do lançamento da pedra fundamental da barragem pelo presidente Lula, que estará em Altamira neste dia 22 de junho.

Em função do bloqueio, cedo pela manhã formou-se uma fila de caminhões e carros que tentavam chegar a Altamira. Frustrados, alguns motoristas tentaram forçar a passagem, mas foram impedidos pelos manifestantes. Diversas faixas acusavam o governo federal de desrespeitar os povos do Xingu, ameaçados por um recrudescimento da violência, da pobreza e dos crimes ambientais em uma das regiões mais fustigadas por estes problemas no Pará.


As 15h, o protesto foi encerrado após avaliação de que o recado ao governo contra a usina havia sido dado através da imprensa nacional e internacional. De acordo com lideranças do protesto, a resistência ao que consideram um “projeto enfiado goela abaixo” persistirá, unificando ribeirinhos, pequenos agricultores e grupos indígenas.

Com a presença de Lula em Altamira nesta terça (22), os manifestantes farão novo protesto na cidade. A concentração ocorrerá as 8:00 h na Praça do Matias, orla do cais, e seguirá em caminhada para o Estádio Bandeirão, onde ocorrerão as atividades com o presidente.

De acordo com o governo do Pará, este garantirá a presença de cerca de 20 mil pessoas para aplaudir os discursos de Lula. Diante disto, os organizadores dos protestos contra Belo Monte esperam que seja assegurada a segurança e a integridade física dos manifestantes pacíficos que se opões à obra.

Colaboração de Verena Glass, Movimento Xingu Vivo para Sempre, para o EcoDebate, 22/06/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

8 thoughts on “Manifestantes contra Belo Monte bloquearam a Transamazônica em Altamira, PA. Com a visita de Lula, novos protestos ocorrerão

  • Não devemos deixar que um lunatico consiga realizar seus sonhos fanaticos. Devemos começar a bloquear todo o acesso e qualquer movimento de material e de máquinas para bloquear o inicio da obra destruidora. Força e coragem a todos. Salve o Movimento Xingu para sempre

  • Cleonis Mendes

    Essas pessoas que são contra ao desenvolvimento, são contrarias as proprias familias.
    Temos que levar novos horizontes, a essas pessoas que são acostumadas a viver na dificuldade.
    Sabemos que trará desmatações mais também trará melhor qualidade de vida.
    Parabéns a todos os que enfrentam os contras, para chegarmos a uma boa vida.

  • Infelizmente, a indiferença do governo federal em relação às populações ribeirinhas já ficou comprovada na transposição do Velho Chico. Nem a greve de fome de D. Cappio sensibilizou o presidente.

Fechado para comentários.