EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pesquisadores comentam sobre vacinação nacional contra o HPV

Homens também? – Os estudos de vacinas profiláticas contra o HPV (papilomavírus humano) ensejaram uma série de questionamentos envolvendo homens e mulheres e se há necessidade de a vacina ser ou não administrada em pessoas de ambos os sexos.

O Ministério da Saúde discute uma eventual recomendação para a inclusão da vacina contra o HPV no programa nacional de vacinação, pelo Sistema Único de Saúde. Mas há dúvida se devem ser vacinadas apenas mulheres ou, então, mulheres e homens.

Formado por um grupo de mais de 100 tipos, o HPV pertence ao rol das doenças sexualmente transmissíveis, mas, na maioria das vezes, a infecção é transitória e desaparece sem deixar vestígios. Sua capacidade oncogênica é que preocupa os especialistas – considerados de alto risco, os tipos 16 e 18 são os mais frequentes em cânceres do colo do útero e anal.

“Se eliminarmos a maior parte dos tipos de alto risco, vamos caminhar para a diminuição ou mesmo erradicação das doenças ligadas ao HPV”, disse Luisa Lina Villa, coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do HPV (INCT-HPV), durante o Simpósio Internacional de Pesquisa em HPV, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro, na semana passada. O INCT-HPV tem apoio da FAPESP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Em 2006, uma vacina quadrivalente recombinante contra o papilomavírus humano – que estimula a produção de anticorpos específicos para os tipos 6,11,16,18, sendo os dois primeiros de baixo risco – foi a primeira a ser liberada.

Dois anos depois, entrou em cena a vacina bivalente, que protege contra os tipos 16 e 18 do vírus. Em mais de 40 países optou-se por fazer uso do imunizante em programas públicos de vacinação. Em outros, incluindo o Brasil, esse tipo de programa acabou não sendo implementado, o que deverá ocorrer em breve.

A vacina quadrivalente (MSD) foi aprovada no Brasil para mulheres de 9 a 26 anos, faixa etária em que foram realizados os primeiros estudos de fase 3, que mediu a eficácia do produto.

Recentemente, o imunizante demonstrou eficácia em mulheres de até 45 anos, e está sendo avaliada a eficácia em homens de 16 a 23 anos, incluindo os grupos dos que fazem sexo com mulheres ou que se relacionam sexualmente com homens. Uma das razões para os testes em homens é que o HPV também pode estar associado a casos de câncer de pênis e câncer anal.

“Ainda há controvérsia em torno da melhor relação custo-benefício na vacinação apenas de mulheres e na vacinação com mulheres e homens. Penso que, se ampliássemos a vacinação, iríamos acelerar a diminuição da doença. Não há motivos para atrasar um processo que trará benefícios para a humanidade”, disse Luisa, que também é professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, à Agência FAPESP.

O virologista norte-americano Raphael Viscidi, professor da Universidade Johns Hopkins, não vê necessidade de se estender a vacinação para os homens, uma vez que, segundo ele, o câncer de pênis, por exemplo, é 20 vezes mais raro do que o cervical, doença que mata anualmente pelo menos 290 mil mulheres no mundo.

“Não há necessidade de se vacinar os homens contra a infecção pelo HPV, mas sim prevenir a ocorrência das doenças associadas a ele”, afirmou Viscidi durante o Simpósio Internacional de Pesquisa em HPV. A reserva do pesquisador, segundo ele, pode ser explicada pelo fato de a vacina ainda ter taxas de aceitação e cobertura baixas nos Estados Unidos.

Em todo o mundo, a distribuição do HPV é relativamente semelhante, com uma prevalência mundial em torno dos 10%.

Para o presidente do Instituto de Prevenção ao Câncer de Colo do Útero (Incolo), o médico ginecologista gaúcho Paulo Naud, também presente ao simpósio, a grande vítima é a mulher, uma vez que o Brasil registra anualmente cerca de 18 mil novos casos de câncer do colo do útero, o que justifica a importância da vacinação.

“Esses tipos de tumores estão associados ao papilomavírus, contra o qual a grande arma acabou se tornando a vacina. A cada hora, mais de duas brasileiras são diagnosticadas com esse câncer, e os imunizantes desenvolvidos têm mostrado 100% de eficácia. Prevenindo as infecções precursoras, podemos eliminar a doença”, destacou.

Mais informações: www.incthpv.org.br

Reportagem de Washington Castilhos, da Agência FAPESP, publicada pelo EcoDebate, 05/05/2010

Nota do EcoDebate: sobre o mesmo tema leiam, ainda, as matérias:

No Brasil, só 1% tem acesso à vacina anti-HPV

Pais desconhecem benefícios de vacinar meninas contra o HPV

HPV: Usar preservativo previne o câncer de útero

Pesquisa revela altos índices de lesões por HPV em jovens

Adolescentes devem ser alvo de ações no controle do HPV e das lesões do colo do útero

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.