Quando os morros de Santa Maria, RS, começarem a ruir… artigo de James Pizarro

[EcoDebate] A cidade de Santa Maria, RS, onde nasci e me criei, é cercada por lindas montanhas. Muitas com áreas de degradação e desmatamento, além de pedreiras que consegui paralisar na justiça quando estive vereador, em 1988/1992.

Morro da Televisão, Morro do Cechella, Vila Bilibio, etc…têm ocupações irregulares que começaram naquele período, ao arrepio do código florestal e sob a complascência dos políticos. Dei dezenas de entrevistas e escrevi um longo artigo para o jornal “A RAZÃO”, que intitulei “A Favelização de Santa Maria Já Começou”. No artigo eu previa os deslizamentos, as mortes, etc… A cidade caiu de pau em cima de mim, enquanto colegas de docência da UFSM me chamavam de catastrófico. Outros me chamaram de histérico.

Li dia desses nos jornais de Santa Maria que no Morro do Cechella já houve erosão e alguns pequenos deslizamentos, felizmente sem mortes (por enquanto).
Retorno ao tema por causa do desmoronamento e das mortes da Favela do Morro do Bumba, em Niterói, com dezenas de mortes e famílias inteiras soterradas.

Quem são os responsáveis pelo uso do solo em Santa Maria, a não ser a Prefeitura Municipal ?

Existe uma espécie de plano diretor para as áreas de risco da cidade ?

Essas áreas estão sendo monitoradas ? Se positivo, por quem, quando e onde estão os relatórios do monitoramento ?

Existem autoridades, secretários, vereadores ou políticos sob qualquer título que estimularam – principalmente em anos eleitorais – a ocupação ilegal de áreas de risco ? Existem loteamentos clandestinos ? Áreas de preservação permanente estão sendo ocupadas ? Os mananciais do município estão sendo protegidos ?

Nesta catástrofe de Niterói, o ilustre prefeito daquela cidade, Jorge Roberto Silveira (PDT) teve a cara de pau de fazer uma ridícula comparação, ao dizer que “ninguém culpou os governos da Ásia pelos tsunâmis”. Sem ao menos ficar vermelho, o prefeito culpou São Pedro pelas chuvas excessivas e pelos desmoronamentos.

Agora mesmo, em Goiás, a justiça liberou da prisão um psicopata de bom comportamento e que tratou logo de matar e estuprar seis adolescentes. As autoridades apenas disseram aos parentes indignados que ocorreu um “lamentável equívoco na avaliação psiquiátrica”. E tudo ficou por isso mesmo.

Se futuramente ocorrerem desmoronamentos e mortes nos morros de Santa Maria, o que dirão as autoridades ?

Que a culpa é do “El Niño” ? De Nossa Senhora Medianeira e do diácono Pozzobon que não velaram pela cidade ?

O que dirão ?

* Colaboração de James Pizarro, Prof. da UFSM (aposentado), para o EcoDebate, 19/04/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Comentários encerrados.

Top