EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Anvisa interdita empresa que adicionava sibutramina a alimentos

Operação conjunta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Polícia Federal interditou, nesta quarta-feira (10), a fábrica de alimentos Ledal Química do Brasil Ltda.,em Goiânia (GO). Investigação realizada pelos dois órgãos identificou a presença de sibutramina, substância controlada utilizada para o tratamento de obesidade, em três produtos: Fibra Regi e Sliminus em cápsulas e Sliminus em comprimidos.

Mais de 600 mil comprimidos de alimentos ficaram retidos no local. A Anvisa também determinou a suspensão de distribuição e comercialização, em todo território nacional, de todos os lotes que apresentaram sibutramina na perícia.

A interdição da fábrica é valida por 90 dias, prazo em que a empresa poderá apresentar recursos e contraprovas. Caso as irregularidades sejam confirmadas, a empresa pode ser punida com multas que variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão.

Histórico

A investigação teve origem em 2009, a partir de denúncia de irregularidades com relação ao alimento Affinato. Em dezembro do mesmo ano, fiscais da Anvisa realizaram inspeção na fábrica da Ledal Química do Brasil Ltda. e coletaram amostras de diversos produtos da empresa.

As amostras foram encaminhadas para perícia da Polícia Federal, que constatou a sibutramina nos três alimentos.

Sibutramina

A sibutramina é uma substância de uso controlado que não pode estar presente em alimentos. Em janeiro, a Anvisa divulgou alerta para os profissionais de saúde sobre o uso dessa substância, quando a realização de um estudo, denominado SCOUT (Sibutramine Cardiovascular Outcomes), demonstrou aumento do risco cardiovascular não fatal nos pacientes tratados com a substância.

Informe da Anvisa publicado pelo EcoDebate, 12/03/2010

Leia mais: Sibutramina, adeus a mais uma pílula mágica. Reeducação alimentar é o único caminho, artigo de Américo Canhoto

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.