EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Servidores públicos federais do setor ambiental fazem manifestação e prometem greve para março

Brasília - Servidores públicos federais do setor ambiental fazem greve de 24 horas em todo país, em protesto contra a defasagem salarial da categoria, que aguarda a reestruturação de carreira, prometida desde 2004 (27/01/2010) Foto: Marcello Casal Jr/ABr
Brasília – Servidores públicos federais do setor ambiental fazem greve de 24 horas em todo país, em protesto contra a defasagem salarial da categoria, que aguarda a reestruturação de carreira, prometida desde 2004 (27/01/2010) Foto: Marcello Casal Jr/ABr

Servidores públicos do ministério do Meio Ambiente e demais instituições ligadas ao órgão, protestaram ontem (27) a favor da reestruturação de carreira da categoria, que está desde 2004 sem reajustes. Concentrados em frente ao ministério do Meio Ambiente, os servidores caminharam até o anexo do ministério do Planejamento com faixa, cornetas e apitos exigindo uma posição dos ministérios para sobre a situação da categoria.

A mobilização ocorre em todo o país e faz parte do calendário de protestos que deve desencadear uma greve geral, a partir do dia 3 de março, caso não haja negociação.

A reestruturação prevê, além do reajuste salarial, a criação da gratificações para funcionários descolados para atuar na fiscalização de áreas de risco ou de difícil acesso.

De acordo com o servidor e diretor de comunicação e imprensa do Sindicato do Servidores Públicos Federais do DF (Sindsep), Egas Ramirez, a reestruturação da carreira pode combater a evasão de servidores do órgão.“A partir da reestruturação da carreira pretendemos conter o esvaziamento da categoria, gerar melhores condições de trabalho e defender o meio ambiente da melhor maneira.”

No dia 2 de fevereiro está marcada uma reunião entre representantes sindicais do meio ambiente e do Ministério do Planejamento que poderá definir os rumos do calendário das manifestações.

O presidente da Associação Nacional dos Servidores do Ibama (Asibama) informa que o grupo está aberto à proposta, pois a categoria necessita de equiparação salarial baseada no piso de servidores que desenvolvem atividades semelhantes.

Os trabalhadores ambientais não têm o reconhecimento devido. Lutamos durante os cinco anos para que a classe tenha melhorias. A reunião do próximo dia 2 de fevereiro pode definir nosso calendário de manifestações,” conclui.

A próxima paralisação dos servidores está marcada para o dia 22 de fevereiro com duração de 72 horas. Representantes da categoria de outros estados estarão reunidos em Brasília e, no encontro, decidem sobre o indicativo de greve para o início de março.

Reportagem da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 28/01/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.