EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Greenwashing: Yaguareté Porá ‘premiada’ por desmatamento de terras indígenas

A organização de defesa dos povos indígenas Survival International atribuiu nessa quarta-feira à empresa brasileira Yaguareté Porá seu prêmio “Greenwashing” 2010, por ter arrasado as terras de uma tribo indígena situada no Paraguai.

O prêmio foi concedido a Yaguaraté Porá por “ter disfarçado a destruição sistemática de uma enorme área de mata indígena como se fosse um nobre gesto a favor da conservação”, explicou o diretor da ONG estabelecida em Londres, Stephen Corry, em comunicado. Reportagem da AFP.

Segundo a Survival, Yagareté Porá S.A. possui 78.549 hectares de uma área de mata que forma parte do território ancestral dos Ayoreo-Totobiegosode, uma tribo sem contato com o mundo exterior que vive na região ocidental paraguaia, na fronteira com o Brasil.

Dois dias depois, em 2 de dezembro, Yaguareté Porá anunciou o estabelecimento de uma área protegida para indígenas nessa região, 400 km ao norte da capital paraguaia.

Mas, segundo Survival, o plano apresentado por Yaguareté Porá ao Ministério do Meio Ambiente paraguaio revela que a quantidade de área contínua na reserva será de somente 16.784 hectares e que a empresa pretende converter dois terços de suas terras em pastos para a criação de gado.

“Isso é uma verdadeira “lavagem ecológica”: arrasar a floresta e logo preservar um pouco com fins de relações públicas”, denunciou Stephen Corry.

Alguns dos Totobiegosode que já foram contactados e que desde 1993 lutam pela titularidade legal de suas terras condenaram energicamente os planos para a reserva, alegando que viola o direito internacional, segundo a ONG.

“Yaguareté tem que deixar de brincar e sair do território dos Tobiegosode de uma vez por todas”, concluiu o diretor de Survival.

Reportagem da AFP, no UOL Notícias.

EcoDebate, 21/01/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.