EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Revista Caros Amigos traz reportagens sobre a guerra do lixo em São Paulo e os perigos dos agrotóxicos

Revista Caros Amigos, dez/09

A revista Caros Amigos, neste mês de dezembro, traz como uma das matérias de capa a guerra do lixo em São Paulo e a outra reportagem mostra que o veneno dos agrotóxicos está mais presente no dia- a -dia do brasileiro do que se pensa e traz sérios riscos à saúde tanto dos trabalhadores como dos consumidores.

A guerra do lixo em São Paulo

Na primeira reportagem a jornalista Lúcia Rodrigues desvenda, o que está por trás da disputa que se trava hoje pelo lixo de São Paulo,onde grandes empresas manipulam o poder público para expulsar os catadores de material reciclável das ruas da cidade.

O descaso da prefeitura paulistana dirigida por Gilberto Kassab (DEM) é total, não leva em consideração nem mesmo o papel de agentes ambientais que os catadores desempenham na cidade. Apesar de imprescindíveis, essas pessoas se tornaram invisíveis aos olhos do poder público municipal e da maioria da sociedade. Só são notados quando o peso de seus carrinhos teima em fazêlos manter um ritmo mais lento do que o tolerado nos tradicionais congestionamentos.

O objetivo desta matéria é mostrar a importância que os catadores têm na nossa sociedade e as dificuldades que eles passam estando a mercê de ferros-velho, das grandes empresas que monopolizam a reciclagem da metrópole e da falta de infraestrutura oferecida pela prefeitura àqueles que querem formar cooperativas.

Quem ler a reportagem terá a oportunidade de se aproximar do universo dessas pessoas que merecem toda atenção e cuidado do poder público e dos cidadãos.

Perigos dos agrotóxicos

Na segunda reportagem a jornalista Tatiana Merlino foi conferir o uso de agrotóxicos nas lavouras de laranja no interior do Estado de São Paulo para a edição de dezembro. A reportagem mostra que o veneno está mais presente no dia- a -dia do brasileiro do que se pensa e traz sérios riscos à saúde tanto dos trabalhadores como dos consumidores.

A maior parte dos produtos consumidos diariamente pela população – frutas, verduras e cereais – têm agrotóxicos que afetam o sistema nervoso, provocam depressão e vários tipos de cânceres. Atualmente o Brasil é o campeão mundial de uso de agrotóxicos nos alimentos. Em 2008, foram 673.862 toneladas de defensivos, o equivalente a cerca de 4 quilos por habitante.

Análises laboratoriais realizadas em 33 marcas de feijão vendidas normalmente no comércio das regiões sul, sudeste e centro-oeste, constataram que o alimento mais popular dos brasileiros está seriamente contaminado com resíduos de agrotóxicos nocivos à saúde. Pelo menos um terço das marcas examinadas apresentaram inseticidas proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)-site: http://portal.anvisa.gov.br

A matéria também traz o relato de profissionais rurais doentes por causa dos defensivos, trabalhadores pulverizando agrotóxico sem equipamentos de proteção e opiniões de especialistas, que mostram esse processo criminoso de envenenamento, comandado por interesses econômicos de grandes empresas estrangeiras.

EcoDebate, 18/12/2009, com informações de Kyra Piscitelli

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.