EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

MMA anuncia nova versão da Nota Verde com ranking de emissões de carros fabricados em 2009

Foto MMA anuncia ranking de emissões de carros fabricados em 2009

* A nova versão classifica por meio de estrelas - de uma a cinco - os veículos de passeio de acordo com suas emissões de CO2 e outros poluentes. Quanto maior o número de estrelas, mais eficiente é o automóvel. *

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou nesta terça-feira ( 1/12), a nova versão da Nota Verde, que classifica os carros de passeio que circulam no País, fabricados em 2009, de acordo com suas emissões de CO2 e outros poluentes – substâncias que favorecem o aquecimento global e afetam a saúde humana.

Diferentemente da primeira versão, que atribuiu notas numéricas aos modelos, desta vez são utilizadas estrelas – de uma a cinco – para demonstrar os níveis de emissões de gases poluentes e do efeito estufa. Quanto maior o número de estrelas, mais eficiente é o veículo. Ou seja, menor o índice de emissão de monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono.

“O objetivo da Nota Verde é orientar o consumidor. Queremos que o consumo consciente cresça cada vez mais, e que assim seja criada uma concorrência positiva entre as montadoras, para que produzam carros mais eficientes”, disse Carlos Minc. De acordo com o ministro, a nova forma de classificação dos veículos foi “bastante debatida” em um grupo de trabalho que reuniu, além do MMA, o Ibama, Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) e Petrobras. Segundo ele, o ranking atual obteve mais consenso que o primeiro e “está mais claro para o consumidor”. Outra vantagem do novo sistema, para o ministro, é que ele facilita a categorização dos veículos.

A lista reúne cerca de 400 modelos de veículos de passeio fabricados no ano de 2009 – inclusive alguns importados. Vinte e dois modelos ganharam cinco estrelas, todos eles com motores flex (movidos tanto a álcool quanto a gasolina). Os últimos colocados são modelos a gasolina e com motores mais potentes, acima de 2.0.

No critério adotado para classificar os veículos, 3 estrelas são relativas aos poluentes CO, NMHC e NOx, e 2 relativas ao CO2. “Os carros que utilizam álcool já ganham automaticamente uma estrela, porque o CO2 liberado é absorvido no processo de cultivo da cana”, explicou o ministro. Para Paulo Macedo, coordenador do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve/Ibama), a nova forma de classificação se tornou “mais rigorosa e justa”.

O ministro acredita que a Nota Verde terá reflexos na saúde, no clima e também no bolso do consumidor, que, guiado pelo ranking, poderá optar por adquirir veículos mais eficientes, que consomem menos combustíveis e poluem menos. “Essas estrelinhas vão pegar!”, comemorou. Segundo Minc, em 2010 ainda devem ser feitos outros aprimoramentos ao instrumento, como a inclusão de motos, ônibus e caminhões.

Para a secretária de Mudanças Climáticas do MMA, Suzana Kahn, que também participou da coletiva, a Nota Verde é uma forma de a população se engajar na questão do clima, que será discutida em Copenhague (Dinamarca), mês que vem, na Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-15.

Texto de Maiesse Gramacho, do MMA, publicado pelo EcoDebate, 02/12/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.