EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pesca nas regiões tropicais será mais afetada pelas mudanças climáticas, por Henrique Cortez

aqualipse

[EcoDebate] As potenciais mudanças na distribuição das pescas, devido às mudanças climáticas, poderá afetará a segurança alimentar nas regiões tropicais. É o que sugere um estudo [Effects of climate-driven primary production change on marine food webs: implications for fisheries and conservation] realizado pelo programa Sea Around Us Project, da Universidade da Columbia Britânica.

No primeiro grande estudo, que avaliou os efeitos das mudanças climáticas na pesca oceânica, uma equipe de pesquisadores da Universidade da Columbia Britânica e da Universidade de Princeton, foi identificado que as mudanças climáticas poderão produzir grandes mudanças na produtividade da pesca no mundo, afetando a cadeia alimentar do oceano em todo o mundo. O estudo foi publicado na revista Global Change Biology.

“Nossas projeções mostram que a mudança climática pode causar um aumento potencial 30 a 70% de captura em regiões de alta latitude e uma queda de até 40% nos trópicos”, diz o pesquisador William Cheung, da Universidade de East Anglia, no Reino Unido que conduziu o estudo quando estava na Universidade da Columbia Britânica.

Estudos anteriores analisaram como as mudanças climática afetam a oferta global de alimentos, mas limitaram-se a fontes terrestres de alimentos. Esses estudos têm também previram que áreas tropicais poderão sofrer um declínio na produtividade da agrícola.

O pesquisadores estimam que o maior aumento no potencial de captura, em 2055, incluem a Noruega, Groenlândia, Alasca e a costa leste da Rússia. Enquanto isso, as regiões com a maior perda em potencial de captura incluem a Indonésia, os Estados Unidos (exceto Alasca e Havaí), Chile e China.

Apesar de maior potencial de captura, em regiões mais frias, parecer benéfica, os pesquisadores alertam que mais pesquisas são necessárias para dar conta da multiplicidade de fatores dinâmicos que afetam cada ecossistema.

O professor Daniel Pauly ldiz que “Precisamos cuidado ao olhar para os “vencedores” e “perdedores” das mudanças climáticas”. “As importantes mudanças nas populações de peixes criarão uma série de mudanças nos ecossistemas oceânicos, provavelmente resultando em perda de espécies e em problemas para as pessoas que dependem de sua captura.”

As projeções dos pesquisadores também mostram que o potencial de captura total no Canadá permanecerá aproximadamente o mesmo. A costa oeste pode ver uma diminuição de quase 20%, de 2005 a 2055, enquanto a costa leste pode obter um aumento de 10%.

O estudo analisou 1.066 espécies, que variam de krill aos tubarões, que constituem cerca de 70 por cento das capturas pesqueiras do mundo. Os autores usaram modelos que incluem um grande número de fatores ambientais e biológicos que afetam a pesca.

Eles usaram estes modelos através de dois cenários de mudanças climáticas, um mais conservador do que o outro, e medido o impacto dos cenários sobre a distribuição de peixes nos anos de 2005 a 2055.

Os autores não incluiram o cenário de mais alto nível de emissões considerado pelo IPCC, Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, que teria produzido resultados ainda mais dramáticos.

Effects of climate-driven primary production change on marine food webs: implications for fisheries and conservation
Global Change Biology
Early View, Date: September 2009
C. J. BROWN, E. A. FULTON, A. J. HOBDAY, R. J. MATEAR, H. P. POSSINGHAM, C. BULMAN, V. CHRISTENSEN, R. E. FORREST, P. C. GEHRKE, N. A. GRIBBLE, S. P. GRIFFITHS, H. LOZANO-MONTES, J. M. MARTIN, S. METCALF, T. A. OKEY, R. WATSON, A. J. RICHARDSON

Por Henrique Cortez, do EcoDebate, com informações de Brian Lin, University of British Columbia.

EcoDebate, 10/11/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.