EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pesquisadores decodificam ‘genoma’ de um tipo câncer de mama

Cientistas canadenses anunciaram nesta quarta-feira (7) ter estabelecido, pela primeira vez, o “genoma” de um tipo de tumor que responde por 10% dos casos de câncer de mama.

Utilizando uma nova técnica, mais rápida e menos onerosa, uma equipe da agência do câncer da Columbia Britânica sequenciou o genoma do tumor e identificou as mutações que permitem a propagação do câncer pelo organismo.

Os cientistas analisaram a evolução, durante nove anos, de um carcinoma metastático do seio, e identificaram 32 mutações. Em seguida, determinaram o número de anomalias presentes no tumor inicial. Reportagem da France Presse, com informações complementares do EcoDebate.

“O resultado foi surpreendente: apenas cinco das 32 mutações estavam presentes em todas as células do tumor de origem, e foram identificadas como as responsáveis por deflagrar a doença”, destacou a equipe canadense.

“Esta descoberta marca uma virada na compreensão das origens do câncer de mama e no desenvolvimento de tratamentos específicos para nossos pacientes”, disse o Dr. Samuel Aparicio, que dirigiu o estudo [Mutational evolution in a lobular breast tumour profiled at single nucleotide resolution], publicado na revista “Nature”.

“A quantidade de possibilidades que nos oferece para futuras pesquisas é considerável”.

“Uma a cada nove mulheres desenvolve câncer de seio, doença que responde por 29% de todos os casos de câncer entre a população da Columbia Britânica”, destacou o ministro da Saúde da província canadense, Kevin Falcon.

“Isto representa uma esperança para milhares de mulheres afetadas por esta terrível doença”, disse Falcon.

O estudo é ainda mais significativo porque, “enquanto se gastou muitos anos e muito dinheiro para se desenhar o genoma humano”, esta descoberta “exigiu apenas algumas semanas e teve um preço muito inferior”, disse o doutor Marco Marra, diretor da Agência do Câncer de Columbia Britânica.

Mutational evolution in a lobular breast tumour profiled at single nucleotide resolution
Sohrab P. Shah, Ryan D. Morin, Jaswinder Khattra, Leah Prentice, Trevor Pugh, Angela Burleigh, Allen Delaney, Karen Gelmon, Ryan Guliany, Janine Senz, et al.
Nature 461, 809-813 (8 October 2009) doi:10.1038/nature08489 Letter

O artigo “Mutational evolution in a lobular breast tumour profiled at single nucleotide resolution” está disponível para acesso integral, no formato HTML. Para acessar o artigo clique aqui.

* Reportagem da France Presse, na Folha Online.

EcoDebate, 10/10/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.