EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

MPF propõe ação para demolir obra irregular às margens da Lagoa da Conceição, em Florianópolis

Barra da Lagoa vista do Morro da Galheta. Ao fundo vê-se a Lagoa da Conceição. Fotografada por Guia Floripa / Divulgação
Barra da Lagoa vista do Morro da Galheta. Ao fundo vê-se a Lagoa da Conceição. Fotografada por Guia Floripa / Divulgação

Particular e município deverão recuperar área de preservação permanente degradada.

O Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC) propôs ação civil pública com o objetivo de demolir obras construídas irregularmente às margens da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. A ação requer, também, a recuperação da área ambientalmente degradada.

Além disso, o MPF quer que o município seja obrigado a adotar medidas de fiscalização e de uso de poder de polícia administrativa, com o objetivo de ordenar a ocupação do solo na região da Lagoa da Conceição, a fim de evitar a urbanização tumultuada, a poluição e a degradação irreversível dos importantes recursos naturais lá existentes. A ação, assinada pela procuradora da República Analúcia Hartmann, foi proposta contra o proprietário Carlos Casagrande e o município de Florianópolis.

Considerada um dos cartões-postais da Ilha, a Lagoa da Conceição vem sofrendo, ao longo dos anos, uma forte especulação imobiliária. Ato contínuo, pode-se perceber, de forma acentuada, uma progressiva degradação em vários pontos. No caso específico, as obras irregulares foram erguidas na localidade denominada Canto da Lagoa.

Em 2006, a obra havia sido embargada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (atual SMDU, antiga SUSP), por não possuir alvará de construção. Naquele mesmo ano, a antiga SUSP havia elaborado, inclusive, processo administrativo para “Ação Demolitória”. Como a área fica próxima à lagoa, o lençol freático é muito superficial, o que facilita a contaminação por esgotos. Erguida em área de preservação permanente, o proprietário do imóvel, além de não possuir inscrição de ocupação de terras de marinha, promoveu a supressão de vegetação nativa, impedindo sua regeneração natural.

Em caráter liminar, além da interdição do imóvel, o MPF requer que seja determinado ao réu particular e ao município a inspeção do sistema individual de tratamento de esgotos da construção em questão, bem como do sistema de efluentes em geral, inclusive de piscinas e outros equipamentos. A intenção é de verificar e coibir possíveis contaminações do lençol freático e da própria Lagoa da Conceição. O MPF requer que uma das providências administrativas adotadas seja o lacre e a interdição de uso do imóvel.

Entre os pedidos finais da ação, o MPF requer que o réu particular seja condenado a desocupar as terras de marinha e áreas de preservação permanente, retirando construções, equipamentos, aterros, cercas ou portões porventura existentes, bem como qualquer outra obra que venha a ser realizada no decorrer deste processo. Requer, ainda, que ambos sejam condenados a recuperarem a área degradada, na forma a ser apontada por perícia ou por órgão ambiental competente.

A atuação do MPF no local é antiga. Numa ação de 2003, o órgão conseguiu a proibição de construções no entorno da Lagoa, na profundidade de 15 metros a contar de sua margem, bem como foi determinada a atuação especifica do município no local (2003.72.00.007539-1).

ACP 2009.72.00.010770-9

* Informação do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC) publicado pelo EcoDebate, 08/10/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

2 thoughts on “MPF propõe ação para demolir obra irregular às margens da Lagoa da Conceição, em Florianópolis

  • Gostaria que o MPF/SC responde-se o seguinte:
    A Lagoa Da Conceição me parece ser a única lagoa no mundo com um SUPERMERCADO DENTRO DE LAGOA. Estou me referindo ao supermercado CHICO que literalmente esta DENTRO DA LAGOA, OCUPANDO TODA A EXTENSÃO da margem ate a rua, ou seja ocupa toda extensão perpendicular a linha da margem ate a rua. Alem disto, usa a rua, a calçada como estacionamento particular do seu empreendimento. Agora PASMEM, do outro lado da rua e enter a imobiliária PAES e o CAFE & ARTE existe um terreno enorme de propiedade do seu CHICO que comporta 3 ou 4 supermercado do mesmo tamanho do trambolho que esta dentro da lagoa. Pergunto ao Ministério Público 1- Se algum promotor já viu e conhece este SUPERMERCADO? 2- É possivel obter autorização e/ou licença, alvaras para um supermercado ser construido e funcionar dentro da lagoa da conceição e ocupar toda sua margem? 3 – É possivel o Sr. CHICO TER POSSE e/ou SER PROPIETÁRIO DE TERRENO DA MARGEM DA LAGOA? 4 – É legal encher o bolso de dinheiro e da sua família usando a calçada e a rua como estacionamento particular de seu empreendimento? 5 – Os senhores promotores acham bonito aquela paisagem da edificação do supermercado CHICO? A prefeitura e/ou a FATMA não são tambem culpadas por permitir este abuso? Sendo a prefeitura ou o governo do estado réu culpado neste processo, não seria interessante que eles providenciassem a transferencia do supermercado para o terreno de propiedade do Sr. CHICO do outro lado da rua? Esse trambolho vai continuar ali? Até quando, é para sempre?
    Com a palavra e abrindo para comentários, quem vem junto neste caso para entrar com ação demolitória? Eu me apresnto, mais alguem?? quem sabe pelo menos as margens da Lagoa voltam a ser o que era a tempos atras. PETERPAN

Fechado para comentários.