EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Autoridades italianas investigam afundamento de navios carregados com resíduos tóxicos

Máfia pode ter afundado navio com lixo nuclear na Itália - Autoridades italianas estão investigando o naufrágio de um navio na região da Calábria, no sul do país, após um informante ter afirmado que a embarcação continha dejetos tóxicos, que poderiam ser inclusive lixo nuclear.

As autoridades chegaram à embarcação após o informante ter afirmado que afundou o navio como parte de um esquema da máfia para burlar a legislação que restringe a disposição de resíduos tóxicos na Itália.

O navio foi descoberto no último sábado a cerca de 30 km da cidade de Cetraro, numa região conhecida por ser um dos centros de atuação da ‘Ndrangheta, a máfia calabresa. Matéria da BBC Brasil.

De acordo com o correspondente da BBC em Roma Duncan Kennedy, investigações feitas com uma câmera submarina mostraram que a embarcação estava praticamente intacta no fundo do mar.

Nas proximidades dela foram encontrados barris amarelos com rótulos que indicavam que eles continham resíduos tóxicos.

Esquema lucrativo

O informante também afirmou ser o responsável pelo afundamento de pelo menos outros dois navios que continham dejetos tóxicos.

Segundo ele, o lucrativo esquema também envolvia o afundamento de navios contendo lixo nuclear.

De acordo com as autoridades, se ficar provado que os barris encontrados contêm material radioativo, será iniciada uma busca por outros trinta navios naufragados que supostamente teriam sido sabotados pela máfia.

O correspondente da BBC em Roma disse que há alguns anos circulam rumores de que navios contendo lixo nuclear e outros dejetos estariam sendo afundados pela máfia como parte de um esquema lucrativo.

Organizações de defesa do meio ambiente como o Greenpeace já divulgaram listas de navios que teriam desaparecido nas costas da Itália e da Grécia nas últimas décadas e que poderiam fazer parte do esquema.

EcoDebate, 16/09/2009


Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.