EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Experiência da Articulação no Semiárido de Pernambuco em livro

Experiência da Articulação no Semiárido de Pernambuco em livro

A Articulação no Semiárido de Pernambuco (ASA/ PE) terá sua experiência lançada em livro na próxima quinta-feira, 10 de setembro, a partir das 19h, na Livraria Cultura Paço Alfândega, em Recife. A iniciativa do livro partiu da “afirmativa da ASA de que as desordens políticas, e não as ambientais marcam as dificuldades da vida no Semiárido”, diz a autora, Wedna Cristina Marinho Galindo.

O livro Intervenção Rural e Autonomia: A Experiência da Articulação no Semiárido/ASA em Pernambuco apresenta o trabalho de pesquisa de mestrado em sociologia realizado pela autora, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A publicação é resultado da parceria entre a UFPE, através da Editora Universitária, e as organizações que formam a ASA/PE.

A experiência da ASA/PE, conhecida durante a pesquisa, indica o desenvolvimento de processos de formação de autonomia das populações rurais, em torno de seus projetos de viver e trabalhar na região. Esse quadro é sustentado pelo discurso de defesa da convivência com o Semiárido que parece articular, dentre outros aspectos, estratégias produtivas na região, valorização das experiências de antepassados e processos de gestão coletiva do conhecimento. A pesquisa identificou esse discurso por oposição ao de combate à seca que tem mantido, historicamente, a dependência política dessa população.

Para a autora “concretizar o trabalho de pesquisa em livro possibilita-o ganhar uma existência para além das gavetas e prateleiras da academia, podendo assim, ser objeto de estudo, discussões, críticas que mantém em marcha o debate como condição de circulação do saber”.

ASA – PE: A Articulação no Semiárido de Pernambuco (ASA/PE) compõe a ASA Brasil e conta atualmente com cerca de 250 organizações da sociedade civil, que realizam ações concretas de convivência com o Semiárido brasileiro. Entre as ações estão os Programas de Mobilização Social para Convivência com o Semiárido Brasileiro Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC) e Uma Terra e Duas águas (P1+2), que garantem água de beber e de produzir, respectivamente, para famílias de todo o Semiárido brasileiro.

Serviço:
O que? Lançamento livro Intervenção Rural e Autonomia: A Experiência da ASA/PE
Quando? Quinta-feira, 10 de setembro, a partir das 19h.
Onde? Livraria Cultura Paço Alfândega – Rua madre de Deus, s/n, loja 135, Bairro do Recife, Recife- PE.

* Colaboração de Catarina de Angola, Núcleo de Comunicação do Centro Sabiá, para o EcoDebate, 09/09/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.