EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Nascentes são prejudicadas por obras de gasoduto da Petrobras

No Sul da Bahia, as nascentes dos Rio Inhumas e Caboclo que brotam na Propriedade Boi Quebrado no distrito de Teixeira do Progresso do município de Mascote foram danificadas pela empreiteira Bueno, que está realizando uma obra da Petrobrás para canalização do gás natural. Em evidente desrespeito ao manancial, a empresa derrubou arvores e realizou escavações em cima dos olhos d’agua que formam os dois rios.

A área afetada pelas obras pertencem à mata de proteção das nascentes da fazenda Boi Quebrado. Os rios Caboclos e Inhumas que nascem alí são responsáveis pelo abastecemineto de mais de 1.200 familias do distrito Teixeira do Progresso, além de outras do distrito de São João do Paraiso e de várias propriedades rurais. “Os moradores e sua criação de animais estão ameaçadas de ficarem sem água quando o verão chegar, pois com esta obra o fluxo de água já baixou dois palmos neste tempo chuvoso”, alerta Valderly Cazais dos Anjos, agente da equipe Sul/Sudoeste da Comissão Pastoral da Terra Bahia (CPT Bahia).

Aos pés desta árvore derrubada pela empreiteira BUENO nascia um olho d’agua que forma o rio Inhumas. Foto: CPT Sul/Sudoeste.Com o acompanhamento da CPT, entidades municipais e regionais, a Paróquia de São João Batista, movimentos sociais e ONG’s assinaram um manifesto em forma de panfleto que está sendo espalhado pela região para divulgação e denúncia do ocorrido. A intenção é alertar aos outros lugares onde a tubulação da Petrobras irá passar. “Será que não estragaram outras nascentes? E quantas árvores não foram tombadas?”, pergunta-se Valderly.

* Informe da Comissão Pastoral da Terra – Regional Bahia, publicado pelo EcoDebate, 29/08/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.