EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Começa em Brasília encontro sobre rede de serviços para produtos da Sociobiodiversidade

Começa em Brasília encontro sobre rede de serviços para produtos da Sociobiodiversidade

O secretário-adjunto de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Argileu Martins da Silva, participou na manhã desta quarta-feira (26) da abertura do Encontro para Constituição da Rede de Serviços para Produtos da Sociobiodiversidade. O evento é promovido pelo MDA em parceria com os ministérios do Meio Ambiente (MMA), e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Até esta quinta-feira (27), o encontro reúne em Brasília (DF) cerca de 80 participantes que atuam na prestação de serviços de apoio aos Povos e Comunidades Tradicionais e da Agricultura Familiar (PCTAFs), nos diversos elos das cadeias produtivas, além de representantes dos governos federal, estadual e instituições de pesquisa e ensino.

Para o secretário da SAF/MDA, a construção da rede de serviços é um grande desafio, mas possibilita que um conjunto de “atores” possam trabalhar em ações convergentes. Entre os desafios, Silva destacou o estabelecimento de arranjos institucionais. Segundo o secretário, estes povos e comunidades tradicionais ofertam à sociedade um grande serviço ambiental.

Também participaram da abertura do Encontro os representantes do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Francisca Vieira; do Ministério do Meio Ambiente, Cláudia Calore; da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rogério Colombini; do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Rogério Dias; e da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Francisco Alves.

Cláudia Calore ressaltou a importância do Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade (PNPSB) e da construção da rede de serviços, como uma estratégia de uma agenda positiva para o uso dos recursos naturais. O encontro tem a finalidade de apresentar a estratégia do governo para promoção da sociobiodiversidade, os diagnósticos realizados no âmbito do plano de ação por cadeia (PNPSB) e as demandas de serviços associadas aos gargalos identificados em cada cadeia; construir a Rede de Serviços de Apoio aos Empreendimentos e; pactuar responsabilidades dos atores dispostos a constituir a Rede.

Programação

Nesta tarde, serão apresentadas experiências exitosas da prestação de serviços de apoio aos PCTAFs, nos diversos elos da cadeia produtiva, com uma exposição da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre); Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) e; Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN). Na quinta-feira (27), o encontro começa com o painel “Como o Governo Federal vai Contribuir com a Rede de Serviços”, seguido de trabalhos em grupos e, ao final do dia, será feita a discussão sobre a Rede de Serviços.

Rede de Serviços

A rede de serviços para as cadeias de produtos da sociobiodiversidade que será constituída durante o encontro visa apoiar o associativismo e cooperativismo, a formalização dos empreendimentos e qualificar sua gestão, o desenvolvimento de produtos e de inovações tecnológicas, além de assessorar para elaboração de plano de negócios, qualificar para acesso a mercados e criação de redes de comercialização e para acesso ao crédito, entre outros.

* Informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário, publicadas pelo EcoDebate, 27/08/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.