EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

EUA proíbem a pesca comercial do krill

Krill, foto da NOAA
Krill, foto da NOAA

[Por Henrique Cortez, do Ecodebate] O National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) publicou, ontem (13/07), uma norma proibindo a pesca comercial do krill na zona econômica exclusiva das costas dos estados da Califórnia, Oregon e Washington. A norma, que entra em vigor no dia 12/08/2009, foi publicada para preservar a espécie, de fundamental importância na cadeia alimentar marinha.

Os três estados na costa oeste dos EUA já haviam proibido a pesca na faixa de 3 milhas da costa mas, com a norma da NOAA, a proibição passa a valer para uma faixa de 200 milhas.

A norma definiu que 12 espécies de krill foram incluídas dentro da lista das espécies de captura proibida em toda a zona econômica exclusiva. Um dos argumentos está no fato de que o krill é a base da cadeira alimentar de várias espécies de peixes, aves e mamíferos marinhos listados como espécies ameaçadas de extinção, protegidas pelo Endangered Species Act.

Para compreender melhor a decisão dos EUA é importante destacar que um novo componente de ameaça aos ecossistemas marinhos vem do crescimento de consumo dos suplementos alimentares a base de Ômega 3, um tipo específico de gordura encontrada mais frequentemente em peixes.

Uma parte da sobrepesca visa a produção de óleos Ômega 3, mas a redução dos ‘estoques’ pesqueiros ameaçava o crescimento vertiginoso do consumo deste óleo de peixes e a industria descobriu uma nova fonte, o krill.

Mike Adams, editor do portal NaturalNews, em interessante artigo [Questioning Krill Harvesting: Why Krill Oil Isn’t an Eco-Friendly or Sustainable Source of Marine Omega-3 Oils] questiona a sustentabilidade da produção de óleos Omega a partir da captura de krill.

O krill está na base da cadeia alimentar oceânica e, de acordo com o artigo, a sua biomassa sofreu uma redução de 80% nas últimas décadas. Ou seja, a indústria de óleos Ômega 3 encontrou uma ‘solução’ para a redução dos estoques pesqueiros que, ao longo do tempo, irá reduzir ainda mais estes estoques.

Mas e daí? Os óleos Ômega 3 são importantes para a saúde humana e quem se importa como foi produzido ou de onde ele vem?

Bem, como a ganancia industrial não encontrou limites aceitáveis e o consumidor também não se preocupou com as consequências ecológicas de sua vida mais ‘saudável’, o governo dos EUA resolveu restringir a pesca do krill.

EcoDebate, 14/07/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.