EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mudas para mudar o mundo

Aluno do ensino médio de escola do Recreio dos Bandeirantes (Rio de Janeiro) vai apresentar seu projeto científico para autoridades mundiais da biodiversidade em evento na China

Com a presença de crianças e adolescentes atendidos pela ONG ORGANIZAÇÃO SURFE DO BRASIL, conhecida como OSURFE, pioneira na inclusão social através da nobre arte havaiana, nomes da política carioca, como o vereador Carlo Caiado (DEM-RJ), do gestor do Parque Marapendi, Abilio Fernandes, de representantes do Rotary Clube Av. Ayrton Senna – liderados pela presidente Marta Tremper – e da diretora da escola CIEI – Centro Internacional de Educação Integrada, sra. Claudia Stadelmann, aconteceu, na última quinta-feira, dia 2 de julho, às 10 horas da manhã, no parque Marapendi, Recreio dos Bandeirantes, o plantio de dezenas de mudas de árvores da Mata Atlântica da espécie de nome vulgar Quixaba preta e nome científico Sideroxylon obtusifolium da Família Sapotaceae.

A cerimônia, festiva e emocionante, teve o objetivo de simbolizar o pagamento da dívida de carbono da escola CIEI em 2009 – cerca de 71 toneladas de CO2 – projeto idealizado e capitaneado por Henrique Bergallo Rocha, aluno do primeiro ano do ensino médio do CIEI.

Praticamente todos os presentes plantaram mudas, especialmente as crianças carentes da OSURFE – Paloma, Kevin, Wanderson e Jessica – na faixa etária dos 13 aos 15 anos, o coordenador dos instrutores e o vice-presidente da OSURFE, respectivamente Eduardo Aba e jornalista Berto Filho.

“Todos podemos entrar nesse combate. Plantar essas sementes no Parque de Marapendi, com a presença da mídia, vai ter um efeito multiplicador e inspirar muitas pessoas em postos de comando a tomar uma atirtude como essa”, afirma o empresário José Maria Herdy, que doou as mudas de seu horto em Guaratiba, em parceria com o jornal Tipo Carioca, que também apoiou o evento.

Helena Rocha, mãe de Henrique, abriu o coração : “Gostei muito do evento hoje, especialmente de ter os alunos da OSURFE ajudando. Ações ambientais são mais ricas quando andam lado a lado com o social.”

Marta Tremper informou que o Rotary, em ação conjunta com a OSURFE, com o Parque Marapendi e outras entidades, vai promover palestras do Henrique e a exposição do seu método engenhoso e simples, em escolas da rede municipal com o objetivo de multiplicar o público-alvo e estimular outros agentes da sociedade – especialmente empresários, autoridades e personalidades de todos os setores de atividades e as pessoas físicas em geral a adotar a lição do Henrique, ou seja, calcular suas poluições e o modo e a moeda de pagamento ou neutralização da poluição por meio do sequestro de carbono a ser realizado pelas árvores a serem plantadas onde e quando for mais adequado.

“O Henrique formulou e ensina uma solução simples e eficiente de combater o aquecimento global e o efeito estufa que precisa ser levada a todos os campos e parques. A Terra agradece”, comentou Abilio Fernandes, que pediu o apoio do vereador Caiado para conseguir um ônibus para o transporte dos alunos da rede municipal de ensino para o programa de visitação do Parque Marapendi que equivale a uma aula prática de formação de consciência ambiental.

O principal mérito do Henrique foi ter transformado um simples dever de casa em um projeto original de repercussão internacional, que tende a ser seguido pela sociedade, efeito que depende da disseminação desse exemplo pela mídia.

O evento no Parque Marapendi com o apoio do Rotary é a sequência de uma parceria iniciada em maio de 2008 entre o CIEI e a OSURFE, pela qual alunos do CIEI dão aulas de reforço escolar para os meninos e meninas da OSURFE, e estes, na contrapartida, ensinam alunos do CIEI a surfar.

A convite da Society for Conservation Biology (SCB), Henrique vai apresentar seu projeto científico no Instituto de Zoologia da Academia Chinesa de Ciências no maior encontro mundial sobre biodiversidade e meio ambiente, o vigésimo terceiro Encontro Anual da Sociedade para Conservação da Biodiversidade, em Pequim, China, entre os dias 11 e 16 de julho.

-“Espero que a minha idéia se multiplique e que alcance todas as escolas do Brasil. De gota em gota, podemos criar um oceano de transformações que vai mudar a face do planeta e garantir o futuro da humanidade e de todas as espécies que habitam a Terra”, acredita Bergallo.

Fonte: Portal Denise Machado – www.denisemachado.com.br

[EcoDebate, 08/07/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.