EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Maior apreensão de lagostas no Brasil é realizada na Bahia

As 4,5 toneladas de caudas apreendidas equivalem à retirada de mais de doze mil espécimes de lagosta vermelha do mar de forma predatória, no período do defeso
As 4,5 toneladas de caudas apreendidas equivalem à retirada de mais de doze mil espécimes de lagosta vermelha do mar de forma predatória, no período do defeso

Às 11h de sábado (30), uma equipe de fiscalização do Ibama e a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental da Polícia Militar da Bahia-Coppa, flagraram três embarcações lagosteiras com 4,5 toneladas de caudas de lagosta pescadas no período de defeso do crustáceo. Esta é a maior apreensão de lagostas realizada até hoje no Brasil.

As 4,5 toneladas de caudas apreendidas equivalem à retirada de mais de doze mil espécimes de lagosta vermelha do mar de forma predatória, no período do defeso, em que a pesca do crustáceo é proibida para garantir a reprodução das espécies e a consequente sustentabilidade da pesca da lagosta. A pesca predatória prejudica não só a reprodução e a manutenção dos estoques das espécies como também as empresas e pescadores que atuam na legalidade.

Os barcos de pesca apreendidos eram provenientes do Ceará. As embarcações João Rebouças, Elizete Cristina e Almeida IV estavam escondidas num pequeno cais improvisado dentro de uma lavoura de cacau. A propriedade rural fica as margens do Rio Itanhém, próxima ao Porto de Alcobaça, estado da Bahia.

A operação, que se desenrolou até o dia 31, também contou com apoio do 11º Batalhão de Engenharia e Construções do Exército Brasileiro – destacamento de Caravelas/BA e da Companhia Especial de Policiamento da Mata Atlântica da Polícia Militar baiana-Caema.

A operação coordenada pela Gerência Executiva do Ibama em Eunápolis/BA contou com a participação de agentes de fiscalização do Escritório Regional do Ibama em Ilhéus, agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade lotados no Parque Nacional de Abrolhos/BA e na Resex de Corumbau/BA, além dos policiais do Pelotão da Coppa em Ilhéus/BA. Foram lavrados autos de infração no valor de R$ 240 mil. A lagosta apreendida será doada conforme determina a Lei 9.605/98.

Gerex/Ibama/Eunápolis/BA

[EcoDebate, 03/06/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

2 thoughts on “Maior apreensão de lagostas no Brasil é realizada na Bahia

  • Infelizmente esta ainda é uma prática muito comum e criminosa. A pesca na época do defeso.Há alguns anos tive oportunidade de presenciar este crime em praias do litoral baiano, onde barcos pesqueiros, no caso pesca de camarão, além de retirarem o camarão por ocasião do defeso, ainda descartavam os peixes pequenos, pois a eles só interessavam os camarões. A rede de pesca para camarões é de “malha fina”, ou seja: captura filhotes de peixe.A praia ficava cheia de peixinhos mortos…resultado, em pouco tempo, a localidade que era bastante piscosa, acabou se tornando um local “pobre” para a pesca.

Fechado para comentários.