EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

BNDES cria programa para reflorestamento da Mata Atlântica

Foto aérea de trecho preservado da Mata Atlântica
Foto aérea de trecho preservado da Mata Atlântica

As organizações sociais e não governamentais e entidades do setor público e privado têm até o próximo dia 1º de julho para se candidatarem a recursos do programa BNDES Mata Atlântica, com dotação prevista de R$ 15 milhões para o período de dois anos.

Criado no mês passado, o novo programa tem o objetivo de apoiar os projetos de recuperação de matas ciliares e de áreas de preservação permanente no bioma Mata Atlântica. A primeira chamada pública prevê que será reflorestada uma área de mil hectares. Os recursos são oriundos do fundo social do banco e o financiamento é não reembolsável, isto é, a fundo perdido.

“Depois de encerrada essa primeira fase, a gente reavalia e vê se continua ou parte para outro tipo de ação”, disse hoje (1º) à Agência Brasil o chefe do Departamento de Meio Ambiente do BNDES, Eduardo Bandeira de Mello.

O superintendente da Área de Meio Ambiente da instituição, Sergio Weguelin, disse que o sucesso do programa poderá levar ao aumento da dotação. “Nós vamos agora ver o sucesso da iniciativa e sua implementação. E o banco pretende continuar fazendo esse processo. Ele não se encerra e nem se esgota nessa chamada”. Disse que, como se trata de recursos do fundo social do banco, a qualquer momento mais recursos podem ser alocados para outras chamadas.

“O que interessa é que o BNDES agora deu a partida a um processo de recuperação de Mata Atlântica”, disse Weguelin. Os projetos deverão apresentar, como área alvo, um mínimo de 50 hectares de extensão e máximo de 500 hectares. “A gente não quer entregar tudo para um projeto só”, afirmou o chefe do Departamento de Meio Ambiente.

São estabelecidas pelo programa algumas condições sociais. Entre elas, que a mão-de-obra para o projeto deve ser treinada e contratada na região de sua execução. Eduardo Bandeira de Mello estimou que a divulgação dos projetos selecionados nessa primeira chamada deve ser feita entre agosto e setembro próximos.

Matéria de Alana Gandra, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 02/06/2009.

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.