EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Prazo para pagamento de multa por acidente ecológico no Paraíba do Sul termina sexta

São João da Barra - A mancha negra avançou no Rio Paraíba do Sul
São João da Barra – A mancha negra avançou no Rio Paraíba do Sul. Em Campos (RJ), 13 dias depois do vazamento, a água continuava imprópria para consumo. Em São João da Barra (RJ), onde o rio se encontra com o mar, a pesca, principal meio de sustento da população, foi proibida. Os resíduos tóxicos se alojaram nos manguezais da região e dizimaram fauna e flora. Nove dias depois do acidente, o lixo químico chegou ao litoral do Espírito Santo, ameaçando pelo menos 100 quilômetros de costa. A poluição afetou o Projeto Tamar, que monitora a desova de tartarugas na Bacia de Campos e no litoral do Espírito Santo. Foto de Egberto Nogueira, publicada na Revista Criativa n° 169

Termina sexta-feira (29) o prazo para os 17 responsáveis por um dos mais graves acidentes no Rio Paraíba do Sul pagarem uma multa de R$ 170 milhões, que vai compor um fundo ambiental de recuperação do manancial, conforme determinou a Justiça Federal. Os mandados foram expedidos no último dia 14 e caso o dinheiro não seja depositado, a multa será acrescida em 10%.

Foram considerados culpados pelo vazamento de 500 milhões de litros de uma substância poluente no rio, em 2003, um total de seis indústrias, além do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e três servidores, a União, o estado de Minas Gerais, mais donos e sócios das empresas. O Ministério Público Federal pretende pedir a penhora de bens que pertencem aos condenados e já estão indisponíveis, como forma de garantir o pagamento.

A Agência Brasil não localizou todos os envolvidos, mas uma parte deles disse que pretende recorrer da multa. Representante da Vecttor Projetos afirmou que a decisão “é infundada” e vai apresentar recurso, assim como o governo de Minas Gerais. A Indústria Cataguazes de Papel, a Ibepar Empreendimentos e a Florestal Cataguases, esta responsável pela barragem que se rompeu, também informaram que não concordam com a condenação e já apresentaram recurso. As empresas do grupo Matarazzo não responderam. Já o Ibama evitou se posicionar e informou por meio da sua assessoria de imprensa, no Rio, que ainda não recebeu o mandado.

De acordo com o procurador da República Eduardo Santos de Oliveira, autor da ação indenizatória, a multa sinaliza a efetiva responsabilização dos envolvidos no vazamento de produto químico no rio, e pode ser considerada um marco no país. Segundo ele, “tanto o Poder Público, que foi omisso diante do armazenamento inadequado de produtos tóxicos, quanto as empresas, com a multa, podem ser de fato penalizadas pelo incidente”.

“A multa é o passo mais importante do processo porque é o momento em que [os condenados] começam a sentir as consequências da negligência e da irresponsabilidade com o meio ambiente. Nesse momento, começam a ver que, efetivamente, podem ser cobrados pela sociedade. Até então, sempre se pensa que a decisão é um pedaço de papel”, afirmou.

Na ocasião do vazamento, uma onda negra com material resultante da produção de celulose, transbordou de uma barragem no município de Cataguases (em Minas Gerais) e avançou pelo rio até o mar. Houve suspensão do fornecimento de água, grande mortandade de peixes e centenas de pescadores ficaram sem sustento. O rio, que abastece 80% da população fluminense, além dos estados de São Paulo e Minas Gerais, ficou gravemente afetado.

Apesar de o incidente de Cataguases ser considerado de forte impacto, o Instituto Estadual do Ambiente – vinculado ao governo do Rio – avaliou que o derramamento de 18 mil litros do pesticida endosulfan pela empresa Servatis, em 2008, é o pior da história. Após o episódio, reservatórios tiveram de fazer a descarga completa de água para diluir o veneno e espécies de animais devem, agora, ser reintroduzidas. A Servatis está sendo questionada na Justiça.

Matéria de Isabela Vieira, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 25/05/2009

Vejam ainda: STF nega recurso à Indústria Cataguases contra condenação por despejar resíduos em rio

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.