EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Comissão Europeia avalia milho transgênico MON810 da Monsanto

milho transgênico
Imagem: Greenpeace

A Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia (UE), vai “refletir” sobre o cultivo de milho transgênico, após a decisão alemã de suspendê-lo, declarou nesta quarta-feira (15) o comissário europeu para o Meio Ambiente, Savros Dimas, em Praga.

“Vamos pensar sobre este assunto para tomar a decisão correta”, declarou, após uma reunião informal dos ministros europeus do Meio Ambiente em Praga. Matéria da Agência France-Presse, em Praga

Segundo uma fonte próxima à Comissão, pode haver inclusive mudanças na legislação.

“A opinião pública é contrária ao cultivo do milho transgênico na Europa, as mentalidade mudaram e a legislação atua como um piloto automático e é preciso dar uma direção a ela”, acrescentou a mesma fonte.

Ao ativar a cláusula de proteção contra o milho MON810 do gigante americano Monsanto, a Alemanha é o sexto país, depois de França, Grécia, Áustria, Hungria e Luxemburgo, a ter proibido esta variedade de OGM (Organismo Geneticamente Modificado), em nome do princípio da precaução.

Até agora, a Comissão tentou convencer os países contrários a autorizar o cultivo do MON810, mas com a França e a Alemanha no grupo dos opositores, é mais difícil reunir a maioria considerada necessária (uma maioria de Estados que representem dois terços dos cidadãos da UE), para impor os cultivos transgênicos.

Se o caso tiver de ser submetido agora ao voto europeu, seria recusado com certeza, disse a fonte europeia, que preferiu se manter no anonimato.

Matéria da Agência France-Presse, na Folha Online.

[EcoDebate, 16/04/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.