EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Adubação verde ajuda agricultores do Polo de Orgânicos de Pernambuco

Plantação orgânica, no Polo de Orgânicos de Pernambuco
Plantação orgânica, no Polo de Orgânicos de Pernambuco

Sem agrotóxicos, agricultores recebem orientações para fortalecerem suas plantações

A adubação verde, prática milenar pouco explorada nas plantações devido a concorrência das grandes empresas que produzem agrotóxicos, é uma das alternativas utilizadas no Polo de Orgânicos de Pernambuco. Desde o ano passado o Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA) disponibiliza para os agricultores cadastrados no projeto, sementes de espécies como Crotalária, Mucuna Preta, Feijão Guandú e Feijão de Porco, tipos de vegetação que servem para a adubação verde. Este ano, o MAPA disponibilizou ao Polo 2t destes tipos de sementes para serem distribuídos com os agricultores.

Em Pernambuco, o Polo de Orgânicos é uma ação do Governo do Estado em parceria com quatro Organizações Não Governamentais (Fundação de Proteção à Saúde e Meio Ambiente – FUSAMA, ECOORGÂNICA, Serviço de Tecnologia Alternativa – Serta, Sociedade Nordestina de Ecologia – SNE), que juntas formam um tipo de consórcio. O intuito deste projeto é aumentar a produção e consumo de produtos orgânicos, ou seja, livres de qualquer tipo de material sintético que facilitem a produção de alimentos.

A Adubação Verde pode ser realizada com diversas espécies vegetais, porém, as leguminosas são as preferidas, por fixarem mais nitrogênio no solo. De acordo com o engenheiro agrônomo do Polo, Gustavo Roque, o uso de adubação verde promove a melhoria do solo e isto é conseguido por meio da adição de material orgânico não decomposto dessas plantas que são cultivadas exclusivamente para este fim e são manejadas antes de completarem o ciclo vegetativo. O agrônomo também ponta outras vantagens: “essa prática também funciona como barreira natural contra o vento e sol, redução da infestação de ervas daninhas, controle de pragas e doenças nas plantações”, enumera.

A idéia do Polo de Orgânicos de Pernambuco é utilizar esse tipo de adubo nas áreas cultivadas pelos cadastrados no projeto. Para isso, são realizadas capacitações com o intuito de esclarecer aos agricultores as vantagens dessa prática.

* Texto enviado por Carlos Pimenta, do Polo de Orgânicos de Pernambuco

[EcoDebate, 18/02/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.