EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Empresas envolvidas em desastre ambiental no Rio Paraíba do Sul terão de indenizar pescadores

Mortandade de peixes no rio Paraíba do Sul, foto do O Globo Online
Mortandade de peixes no rio Paraíba do Sul, foto do O Globo Online

O juiz Luís Alberto Barbosa da Silva, da 1ª Vara Civil de Resende, condenou as empresas Basf, Servatis e Agripec Química e Farmacêutica a pagar um salário mínimo mensal a cada pescador do Rio Paraíba do Sul, enquanto eles estiverem impedidos de exercer as atividades profissionais em conseqüência de vazamento de produtos tóxicos que inviabilizou a pesca na região.

A sentença foi proferida três meses após o desastre ambiental ocorrido na cidade de Resende, no sul fluminense, quando milhares de litros de pesticida vazaram no afluente deixando cerca de 1,2 mil pescadores sem o próprio sustento.

Segundo informações do especialista em responsabilidade civil e representante das vítimas, Leonardo Amarante, essa primeira sentença no caso diz respeito apenas à reparação dos danos materiais causados aos pescadores, uma vez que ainda deve ser analisado pedido de indenização por dano moral.

O vazamento do pesticida Endosulfan ocorreu na madrugada do dia 18 de novembro do ano passado e foi causado por falha no descarregamento do produto na indústria química Servatis. Cerca de 1,5 mil litros do pesticida escoaram para o Rio Pirapetinga e, posteriormente, para o Paraíba do Sul, maior rio que corta o estado.

De acordo com a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema), o derramamento prejudicou o abastecimento de água e provocou a morte de grande quantidade de peixes em diversos municípios do sul do estado, como Porto Real, Barra Mansa e Volta Redonda.

Em conseqüência, a pesca ficou proibida nos afluentes do Paraíba do Sul até maio deste ano, quando serão realizados novos testes no rio.

A reportagem não encontrou representantes da empresa Servatis para comentar o caso. A Basf nega participação no acidente. Já a Agripec, hoje Nufarm, afirma que não tem fábrica em Resende.

Matéria de Nielmar de Oliveira, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 14/02/2009.

Nota: sobre o desastre ambiental no rio Paraíba do Sul, leiam, também:

Contaminação no rio Paraíba do Sul, RJ: Servatis é multada em R$ 33 milhões

Servatis, empresa responsável por vazamento no Rio Paraíba do Sul, não pode movimentar patrimônio

Interditada empresa que provocou vazamento de produto tóxico no Paraíba do Sul

Vazamento no Rio Paraíba ocorrido em Resende faz pesca ser suspensa em São João da Barra

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.