EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Nova pesquisa reafirma os riscos do bisfenol-A, BPA, para o desenvolvimento de câncer, por Henrique Cortez

Foto do Portal Babble.com
Foto do Portal Babble.com

[EcoDebate] Uma nova pesquisa, realizada na Universidade do Alabama em Birmingham, agrega novas informações e preocupações sobre o aditivo plástico bisfenol-A, BPA , comumente usado em produtos de consumo, inclusive mamadeiras, garrafas de água e revestimentos de latas.

O Dr. Coral Lamartiniere, descacado toxicologista e cientista sênior no Comprehensive Cancer Center, da UAB, concluiu que os baixos níveis de bisfenol-A, BPA, administrado via oral em roedores, causou tumores e alterações genéticas compatíveis com fases iniciais de câncer.

Grande parte da investigação, realizada ao longo dos últimos seis anos, está sendo preparada para a revisão e publicação, mas estudo preliminar foi publicado na semana passada na revista Environmental Health Perspectives.

“A inferência aqui é que este composto poderia predispor seres humanos ao câncer da mama”, disse Lamartiniere, que coordenou o estudo.

O US. National Toxicology Program também destacou suas preocupações com o BPA em 14 abril, relatando que as altas doses do composto afetou a saúde de animais estudados em laboratório. A agência disse que era justificada a preocupação em relação a fetos humanos, às crianças e jovens na puberdade.

Mas a agência observou que a ameaça só foi possível e não determinada. A agência argumentou que ainda faltavam provas, incluindo estudos em laboratório mostrando o impacto de baixas doses de BPA em animais e seres humanos.

Pouco tempo depois, a Food and Drug Administration tranquilizou a opinião pública de que os produtos contendo BPA eram seguros, mas observou que produtos alternativos sem ABP estavam disponíveis.

Em depoimento no Congresso, no início de maio de 2008, o porta-voz da American Chemistry Council, uma organização da indústria, disse que apenas traços de BPA poderiam ser encontrados nos produtos, e que o composto tem sido utilizado por várias décadas, sendo amplamente estudado pela segurança.

Lamartiniere, no entanto, disse que não havia dúvida sobre o seu estudo, e os animais foram testados em concentrações semelhantes às que as pessoas estão efetivamente expostas.

“Na verdade, está abaixo da concentração que a EPA considera segura”, disse ele. “Com o BPA estamos encontrando as alterações que são coerentes com oncogeneses, câncer ou nexo de causalidade.”

Abaixo relacionamos algumas matérias que já publicamos discutindo a segurança e os riscos do BPA, além de três importantes fontes de consulta relativas às pesquisas e estudos internacionais já realizados.

Fontes de consulta:

Relatório do The National Institute of Environmental Health Sciences

The NTP-CERHR Monograph on Bisphenol A

Bisphenol A Overview

Matérias já publicadas pelo EcoDebate:

EUA: Legisladores iniciam discussões para a total proibição do bisfenol-A (BPA)

Novas pesquisas dizem que o bisfenol-A (BPA) pode provocar danos permanentes no cérebro das crianças

Pesquisador afirma que não existem níveis seguros de exposição ao Bisfenol A (BPA)

Bisfenol A (BPA): Ferver garrafas plásticas acelera a liberação de substâncias tóxicas

Pesquisa associa Bisfenol A (BPA) a problemas cardiovasculares e diabetes

Agências norte-americanas discordam sobre os riscos do bisfenol A (BPA) em plásticos

Química em plástico pode prejudicar as crianças

O artigo [Oral Exposure to Bisphenol A Increases Dimethylbenzanthracene-Induced Mammary Cancer in Rats] publicado na revista Environmental Health Perspectives está disponível para livre consulta ou download, no formato PDF. Para acessar o artigo clique aqui.

Oral Exposure to Bisphenol A Increases Dimethylbenzanthracene-Induced Mammary Cancer in Rats

Sarah Jenkins, Nandini Raghuraman, Isam Eltoum, Mark Carpenter, Jose Russo, and Coral A. Lamartiniere

Abstract

This EHP-in-Press article has been peer-reviewed, revised, and accepted for publication. The EHP-in-Press articles are completely citable using the assigned DOI code for the article. This document will be replaced with the copyedited and formatted version as soon as it is available. Through the DOI number used in the citation, you will be able to access this document at each stage of the publication process. Environ Health Perspect doi:10.1289/ehp.11751 available via [Online 7 January 2009]

* Com informações da University of Alabama at Birmingham

[Por Henrique Cortez*, do EcoDebate, 13/01/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.