EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Antibióticos usados em animais são absorvidos pelas hortaliças cultivadas em solo adubado com resíduos animais

Adubação com esterco líquido. Foto de chimothy27/flickr, no Environmental Health News
Adubação com esterco líquido. Foto de chimothy27/flickr, no Environmental Health News

[EcoDebate] Por meio século, os produtores de carne utilizam antibióticos para a aumentar o seu crescimento e evitar infecções. Mas agora, de acordo com Matthew Cimitile, do Environmental Health News, os cientistas descobriram que essas drogas estão contaminando os produtos hortícolas e, consequentemente, contaminando o que comemos.

Testes conduzidos pela Universidade de Minnesota mostraram que produtos hortícolas, como o milho, batata e alface, absorvem antibióticos, quando cultivados em solo adubado com estrume animal.

O repórter cita a União dos Cientistas Preocupados (Union of Concerned Scientists), que diz que “perto de 70% do total de antibióticos e drogas afins produzidos nos Estados Unidos são utilizados em bovinos, suínos e aves.”

O estudo relatou que a contaminação por antibióticos também foi encontrada em vegetais cultivados em culturas biológicas. O estrume é largamente utilizado como um substituto dos fertilizantes químicos na agricultura biológica.

Os pesquisadores plantaram milho, cebola, repolho, alface e batata, em solo tratado com esterco líquido de porco. A análise encontrou concentrações do antibiótico sulfametazina, que é comumente utilizado na pecuária.

“Cerca de 90 por cento dos medicamentos que são administrados aos animais acabam sendo excretados na urina ou como estrume,” disse Holly Dolliver, um membro da equipe de investigação da Universidade de Minnesota, à Environmental Health News.

Confirmadas as informações apuradas na pesquisa, podemos, com facilidade, inferir que o mesmo acontece no Brasil, onde os antibióticos também são largamente utilizados em bovinos, suínos e aves.

Já não fosse suficiente a quantidade de agrotóxicos, legais e ilegais, que contaminam a nossa comida, agora se destaca a potencial contaminação com antibióticos.

Nossa “mesa” está cada vez mais envenenada.

Para acessarem à integra da matéria “Crops absorb livestock antibiotics, science shows”, de Matthew Cimitile, do Environmental Health News, cliquem aqui.

* Com informações da Environmental Health News

[Por Henrique Cortez*, do EcoDebate, 13/01/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.