EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Interditada empresa que provocou vazamento de produto tóxico no Paraíba do Sul

Mortandade de peixes no rio Paraíba do Sul, foto do O Globo Online
Mortandade de peixes no rio Paraíba do Sul, foto do O Globo Online

A Secretária Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, interditou nesta sexta-feira (21/11), a Empresa Servatis – indústria de produtos químicos, em Resende, responsável pelo vazamento de pelo menos 1.500 litros do pesticida Endosulfan no Rio Pirapetinga, afluente do Paraíba do Sul. Os proprietários poderão responder por crime ambiental além de serem multados. Segundo Marilene Ramos, a empresa, que já é reincidente, poderá receber multa superior a R$ 10 milhões.

A secretária, acompanhada do vice-presidente da Serla, Luiz Firmino, do vice-presidente da Feema, Luís Heckmaier e do delegado Fernando Reis, da DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente) vistoriaram, nesta sexta-feira, o Paraíba do Sul, entre os municípios de Volta Redonda e Resende, no Médio Paraíba Fluminense. Na ocasião, técnicos da Feema coletaram amostras de água do Paraíba do Sul e constataram que o curso d’água está nos níveis aceitáveis para abastecimento não oferecendo qualquer risco à saúde da população.

Ao inspecionar a Empresa Servatis, a equipe encontrou diversas irregularidades, principalmente quanto ao armazenamento de seus produtos.

– A partir desta segunda-feira, a empresa passará por uma rigorosa auditoria ambiental. Ao vistoriar a empresa, nós constatamos que o armazenamento de resíduos do pesticida Endosulfan está totalmente inadequado, representando risco iminente de vazamento para o meio ambiente. A empresa também responderá por omissão, uma vez que os proprietários não comunicaram o vazamento, em tempo ágil, às autoridades ambientais – disse Marilene Ramos.

Segundo a secretária, a empresa Servatis é reincidente. Isso porque, há cerca de três meses, houve vazamento do gás inseticida Dimetutato. O caso não foi comunicao para as autoridades.

Os diretores da Empresa serão ouvidos, nesta segunda-feira (24/11) na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, em São Cristóvão e poderão ser indiciados por crime ambiental. Na terça-feira (25/11), a Ceca, durante reunião de deliberação, deverá estipular o valor da multa a ser aplicada à empresa, que pode ser superior a R$ 10 milhões.

A Serla, em parceria com a Defesa Civil, fará a limpeza das margens do Rio Pirapetinga.

* Da Ascom Secretaria do Ambiente, RJ

[EcoDebate, 22/11/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

5 thoughts on “Interditada empresa que provocou vazamento de produto tóxico no Paraíba do Sul

  • Total irresponsábilidade e ganancia de pessoas que só pensam em dinheiro e se esquecem que estamos em um momento de cuidar do que é nosso e não destruir.

    Foi umas das cenas mais deprimentes que vi diante de meus olhos, custei a acreditar que aquilo era veridico, e cada repostagem que vejo a respeito do assunto, me revolto ainda mais.

    “Acidentes” deste porte são inadmissiveis, e pelo que acompanhei esta empresa esta toda irregular no que diz respeito ao meio ambiente.

    se fazem isso com nosso bem maior , imagino como teus funcionários devem estar sendo tratados.
    Segue ai um alerta;

    O planeta brinda o suficiênte para a necessidade de todos,
    mas não para a cobiça de todos.Cada um é responsável.

  • acho isso um desrespeito tanto com o meio ambiente quanto para as pessoas, pessoas estas que muitas vezes dependem do rendimento do rio para sustentar a propria familia, ou seja, com os peixes mortos, o que vai ser dos pequenos pescadores ribeirinhos que vivem da pesca em pequena quantidade e que quase sempre tem a pescaria como unica renda???

    alem de tudo, em uma epoca onde so se fala em “aquecimento global”, “poluição” enfim, sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, onde esta a responsabilidade e o interesse dos dirigentes da Servatis??!!!Será numa conta bancária?…

  • Morro em um dos municipios afetados pelo vasamento de pesticida,que foi alem de um crime ambiental uma falta de respeito ao planeta Terra,estamos em tempos terminais, a agua do mundo pode acabar a qualquer momento,e em vez de nos ajudar,essas pessoas com grande influencias monetária,só querem saber de ganhar mais e mais a cada dia.

    Mais quero lembrar a todos, quando tudo se acabar alguem vai querer beber dinheiro ou comer dinheiro?

    Tenho certeza que não,entao ame acima de tudo a Deus porque foi ele que fez isso tudo e ame o planeta Terra.

    Espero que a justiça seja feita,espero tambem que o dinheiro guanho com o pagamento da multa seja ultilizado para repor tudo que a natureza perdeu.

    Desde já agradeço a compreenção de todos que leram ao meu comentario.
    Fiquem com Deus e tchau.

  • Estou apostando que no final ninguém pagará multa nenhuma e o caso passará para a triste e vergonhosa história deste estado. Alguém quer apostar comigo?

    Professor Zimbres

  • Moro na margem direita do Rio Paraiba do Sul em Sapucaia-RJ , tenho 41 e nunca tinha visto tamanha crueldade. Chorei muito. Quantas vezes minha familia e eu fomos pescar para colocar um alimento nutritivo na mesa e eu, por dó ,após segurar o peixe nas mãos , olhava nos seus olhos, imaginava que ele também tinha familia para alimentar, então com o coração doendo – pois mesmo tendo que buscar alimento para os meus filhos eu não conseguia matar um peixe – devolvia-os ao rio e eles saiam nadando apressados, pareciam felizes por ter escapado da morte.Minha consciência ficava tranquila, meu coração leve…e eis que vem a servatis e destroi todas as vidas que haviam no rio paraiba. Ela afirma que se pagar a multa de 33 milhões, ela quebra. Eu quero mais é que isso aconteça para que ela aprenda a respeitar a vida e não voltea cometer outro desastre ambiental. Tenho certeza de que seus dirigentes não precisam da água do paraiba do sulpara viver como nós ribeirinhos, por isso não se importam com a tragédia que causaram.

    Perdão pelo desabafo! eu ainda estou em estado de choque por não poder fazer nada pelo meu rio e seus habitantes naturais…

    Eu vi muitos e muitos peixes mortos alguns eu nunca tinha visto nem por imagem…

Fechado para comentários.