EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Utilização abusiva de adubos orgânicos pode contaminar os solos

[Organic fertilization in excess may contaminate the soil, by Henrique Cortez]

Fossa séptica biodigestora elimina problemas sanitários e gera adubo orgânico. Foto: Embrapa

Fossa séptica biodigestora elimina problemas sanitários e gera adubo orgânico. Foto: Embrapa

Doses excessivas de resíduos orgânicos, utilizados na agricultura, poderiam ser perigosas para plantas, invertebrados e microorganismos que vivem no solo. Esta é a conclusão de um estudo realizado pela Universidade Autónoma de Barcelona (Universitat Autònoma de Barcelona , UAB), o qual demonstrou que a utilização de níveis adequados de fertilizantes impediria este impacto tóxico no solo. Por Henrique Cortez, do EcoDebate.

Embora quantidades controladas de resíduos orgânicos sejam comumente utilizados na fertilização dos solos, eles podem ter efeitos prejudiciais na biota do solo, quando aplicados em doses excessivas. Em um esforço para avaliar e evitar este impacto tóxico uma equipe de pesquisadores da UAB, do Centro para Pesquisa e Ecológica Florestal Aplicações (CREAF), realizou um estudo, o qual permitiu chegar a um teste que define as doses máximas seguras para a aplicação de adubos orgânicos.

A pesquisa, que foi publicada na revista Environmental Pollution, mostra que os baixos níveis de estabilidade nos resíduos usados é uma das principais razões para os seus efeitos nocivos em plantas e animais. «A rápida decomposição dos resíduos no solo gera substâncias como amônia, que é a principal causa dos efeitos tóxicos observados”, diz o estudo

O grupo estabeleceu uma investigação para fixar a “dose segura” para cada um dos sete resíduos analisados (dois tipos de desidratação de lodo, dois tipos de compostagem , dois tipos de lodo orgânico seco por calor e uma amostra de lodo orgânico de porcos, seco por calor).

Os pesquisadores acreditam que o uso desses resíduos nos campos agrícolas, em níveis abaixo deste limite de corte, iria proteger 95% das espécies potencialmente presentes dentro de um agro-ecossistema. O estudo prossegue explicando que, comparando a dose segura com os montantes habitualmente utilizada, é possível avaliar o impacto potencial sobre a biota do solo.

A União Européia produz atualmente uma grande variedade de resíduos orgânicos, usando uma variedade de tecnologias que minimizem o tratamento que o seu volume e torná-los mais fáceis de manusear. De acordo com os investigadores, critérios «eco-toxicológicos” também devem ser incluídos na legislação, a fim de evitar o impacto ambiental causado pelo uso de resíduos orgânicos

Nota do EcoDebate: A adubação orgânica é a adição de adubos de origem vegetal ( cascas de arroz, casca de café, restos vegetais) ou animal (esterco de gado, de aves de suínos) ao solo para o desenvolvimento das plantas. São importantes para qualquer sistema de cultivo, pois auxiliam no fornecimento de nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas. Fonte-programa olericultura orgânica-Senar

Abaixo transcrevemos os abstract do artigo “Ecological risk assessment of organic waste amendments using the species sensitivity distribution from a soil organisms test battery” . Para traduzir o texto utilize a barra de ferramentas de idiomas, no topo da matéria, logo abaixo do título e, na caixa de opções, selecione o idioma “Português”.

Abstract

Safe amendment rates (the predicted no-effect concentration or PNEC) of seven organic wastes were estimated from the species sensitivity distribution of a battery of soil biota tests and compared with different realistic amendment scenarios (different predicted environmental concentrations or PEC). None of the wastes was expected to exert noxious effects on soil biota if applied according either to the usual maximum amendment rates in Europe or phosphorus demands of crops (below 2 tonnes DM ha?1). However, some of the wastes might be problematic if applied according to nitrogen demands of crops (above 2 tonnes DM ha?1). Ammonium content and organic matter stability of the studied wastes are the most influential determinants of the maximum amendment rates derived in this study, but not pollutant burden. This finding indicates the need to stabilize wastes prior to their reuse in soils in order to avoid short-term impacts on soil communities.

Ecological risk assessment of organic waste amendments
Environmental Pollution, Volume 155, Issue 2, September 2008, Pages 227-236
Xavier Domene, Wilson Ramírez, Stefania Mattana, Josep Maria Alcañiz, Pilar Andrés

1. Introduction
2. Methods
2.1. Organic wastes
2.2. Effects on soil microorganisms
2.3. Effects on plants
2.4. Effects on collembolans
2.5. Effects on enchytraeids
2.6. Effects on earthworms
2.7. Data treatment
2.8. Waste ecological risk assessment
2.8.1. PNEC estimation
2.8.2. PEC estimation and risk characterization
2.9. Relationship between waste parameters and PNEC values
3. Results
3.1. Waste toxicity
3.2. Risk characterization
3.3. Relationship between waste parameters and PNEC
4. Discussion
4.1. Quality assessment of organic amendments in Europe
4.2. Use of test batteries in risk assessment
4.3. Species sensitivity distribution in risk assessment of organic wastes
4.4. Relevance of the estimated safe amendment rates
4.5. Relationship between waste parameters and safe amendment rates
5. Conclusions
Acknowledgements
References

[EcoDebate, 03/11/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.