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Para Minc o acordo para enxofre no diesel foi ‘o melhor possível’

[Minc says that the agreement for sulfur in diesel was ‘the best possible’]

Imposição de norma ‘poderia significar um fechamento de oito fábricas e a demissão de 10 mil trabalhadores’

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou que considera que o acordo fechado ontem entre os governos estadual, federal, Petrobrás e Ministério Público Federal, que adiou e restringiu o fornecimento de um diesel mais limpo no Brasil, “foi o melhor que poderia ter acontecido” para resolver o problema, disse ele, com exclusividade ao Estado. Giovana Girardi, de O Estado de S. Paulo.

Norma do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) de 2002 estabelecia que a partir do ano que vem, a Petrobras deveria fornecer o chamado diesel S50, que contém 50 partes de enxofre para cada milhão de partículas. Hoje o combustível comercializado nas regiões metropolitanas tem 500 ppm. No interior, são 2.000 ppm.

À véspera do início do período de vigência da resolução, a Petrobrás disse que não tinha condições de cumpri-la. Montadoras de veículos também disseram que ainda não tinham conseguido adequar seus veículos para funcionar com o novo combustível. Diante dessa situação, o Ministério Público Federal entrou com uma ação para exigir o cumprimento da regra.

Desde que assumiu o ministério, Minc vinha avisando que faria cumprir a resolução, mas, ontem, MPF e governo cederam às pressões das empresas. O acordo estabeleceu que somente ônibus de São Paulo e do Rio de Janeiro terão o S50 no ano que vem. Só em 2011 as demais regiões metropolitanas terão o S50. Já para o interior, a redução em 2009 será de 2.000 ppm para 1.800 ppm. Apenas em 2014 a frota desses lugares receberá o S500.

Minc afirmou ainda que se esse acordo não fosse alcançado, ele continuaria com sua posição anterior e não concederia licença para que 200 mil ônibus saíssem da fábrica no ano que vem.

“Para ser coerente, eu teria de falar: esses ônibus não saem. Mas isso poderia significar um fechamento de oito fábricas e a demissão de 10 mil trabalhadores”, disse. “Pelo menos agora foram estabelecidas várias medidas para compensar essa poluição que será emitida com o não cumprimento (total) da resolução.”

Matéria do O Estado de S.Paulo, publicada no Estadao.com.br, sexta-feira, 31 de outubro de 2008, 17:20

Nota do EcoDebate: Sobre o “acordo” para os níveis de enxofre no diesel leiam, ainda:

CONAMA revê resolução que reduz o teor de enxofre no diesel

Com TAC, firmado na madrugada desta quinta-feira, governo recua e autoriza diesel com 1.800 ppm de enxofre

[EcoDebate, 01/11/2008]

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3 thoughts on “Para Minc o acordo para enxofre no diesel foi ‘o melhor possível’

  • Luis Laffitte Ronconi

    O acordo foi sensato . Não havia outra saída . Não são disponíveis tecnologias de controle de emissões que funcionem com Diesel de alto enxofre como 2000/1800 ppm . Também não seria possivel fiscalizar todos os usuários de veículos quanto ao abastecimento somente com Diesel S-50 ( obviamente um produto mais caro nas bombas) . Para reduzir óxidos de Nitrogênio e Partículas é necessário o uso de catalisadores com metais nobres como a Platina e Vanádio . Estes catalisadores tem longa durabilidade (> 7anos) se utilizados com o Diesel Limpo , mas com Diesel até 2000 ppm teriam a eficiência prejudicada em pouco anos e o meio ambiente seria prejudicado . Metais nobres são um recurso limitado e escasso . Portanto a longo prazo o caminho mais sensato é primeiro reduzir o teor de enxofre do Diesel em geral para permitir o uso eficiente das novas tecnologias , como já acontece hoje na EUropa e Estados Unidos . Nos EUA , mesmo com Diesel de baixo enxofre S-15 disponivel em 80% do pais houveram muitos problemas com a nova tecnologia de filtros de particulas (EPA07) com custos chegando a casa de 1 bilhão de doláres . Na Europa a tecnologia Euro5 que esta sendo lançada este ano para uso com Diesel S-10 , tem maior potencial de sucesso com bonus de 5% na redução de emissoes de CO2 (efeito estufa) e sem o onus do maior custo operacional como na tecnologia EPA07 . Com o novo acordo fechado graças a coordenação do Ministro Carlos Minc , esta tecnologia estará disponivel em apenas três anos aqui no Brasil também (já adaptada a outras caracteristicas do combustivel nacional) e se a Petrobras cumprir sua parte do acordo com combustivel S-10 . A melhor tecnologia e o melhor combustivel atualmente disponíveis no mundo foram especificados para a proxima fase do CONAMA (P7)com inicio em 2012 . Cabe agora ao IBAMA e a ANP cobrar dos “players” envolvidos que façam a sua parte e garantir que não se repita o que aconteceu com o CONAMA P6 .

    Luis Ronconi

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