EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

RJ: Rio Guandu, que abastece 2/3 do estado, sofre com esgoto e proliferação de algas

[RJ: Guandu River, which supplies 2/3 of the state, suffers from sewage and algae blooms]

esgoto e proliferação de algas no rio Guadu
Foto: O Globo

Cedae diz que planta no Guandu não é tóxica e promete obra contra poluição

A água que abastece dois terços do estado se apresenta em duas cores antes de ser tratada na estação do Rio Guandu, da Cedae: o preto do esgoto e o verde da floração de algas, que em alguns casos podem conter cianobactérias com toxinas. O cenário foi observado em sobrevôo realizado por repórteres do GLOBO na segunda-feira. Por Tulio Brandão, do O Globo, 31/1082008.

Segundo a coordenadora do Instituto de Biofísica da UFRJ, Sandra Azevedo, as imagens sugerem a presença de intensa floração, mas só é possível saber se há toxinas após análise microbiológica.

A Cedae informou que, nas coletas feitas pelo órgão, os resultados não indicam a presença de toxinas.

O sobrevôo foi feito com o biólogo Mário Moscatelli, um ano após a Cedae anunciar a transposição dos afluentes mais contaminados do Rio Guandu – Queimados, Poços e Ipiranga – para depois da zona de captação da estação. Na ocasião, a companhia prometeu iniciar as obras este ano, mas nada foi feito.

Agora, o presidente da Cedae, Wagner Victer, diz que vai licitar o projeto em 180 dias.

– Não é a primeira floração, mas as análises não têm identificado toxinas. Sabemos do problema.

Por isso, estou negociando um financiamento para a transposição – diz Victer, que garante a qualidade da água após o tratamento.

Moscatelli ficou impressionado com a poluição: – A estação deve estar fazendo um milagre químico para transformar esse caldo contaminado em água potável.

[EcoDebate, 01/11/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.