EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

China estabelece o ‘preço’ para cooperação climática

um planeta poluído

A China espera que os países ricos destinem 1% do seu PIB para ajudar as nações em desenvolvimento a combater o aquecimento global, e prometeu se empenhar na criação de um mecanismo internacional que promova tecnologias limpas.

Ao apresentar as exigências nesta terça-feira, Gao Guangsheng, alto-funcionário do governo encarregado de políticas climáticas, disse que a atual crise financeira global não deve impedir um aumento nas transferências de verbas e tecnologias para os países pobres. Por Chris Buckley, da Agência Reuters.

“Os países em desenvolvimento devem agir, mas um pré-requisito para esta ação é que os países desenvolvidos forneçam fundos e transfiram tecnologia”, disse Gao, em entrevista coletiva.

“O financiamento dos países desenvolvidos para apoiar a resposta dos países em desenvolvimento à mudança climática deveria alcançar 1 por cento do PIB dos países desenvolvidos”, disse Gao.

Segundo o funcionário, atualmente as verbas para a questão climática são “virtualmente nada”, A China deve, de acordo com Gao, detalhar sua proposta na semana que vem, numa conferência com países ricos e pobres.

Gao é o diretor do escritório de mudança climática da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, um superministério que trata da política econômica. Sua proposta pode indicar que a China busca um papel mais ativo nas negociações climáticas, abandonando sua habitual discrição.

Segundo muitos especialistas, a China, com 1,3 bilhão de habitantes e uma economia muito próspera, já superou os EUA como maior emissor global de gases do efeito estufa.

Apesar disso, o Protocolo de Kyoto (tratado climático da ONU) não exige que a China e outros países em desenvolvimento adotem metas específicas para a redução das emissões, ao contrário do que ocorre com os países ricos.

Washington abandonou o Protocolo de Kyoto por discordar da falta de limites obrigatórios para a China e outros grandes países em desenvolvimento. Um novo tratado, a ser concluído em 2009 para entrar em vigor depois de 2012, deve estabelecer metas de redução também para os países em desenvolvimento.

Matéria da Agência Reuters, no UOL Notícias, 28/10/2008 – 09h35.

[EcoDebate, 29/10/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

One thought on “China estabelece o ‘preço’ para cooperação climática

  • Jandira Tamanini Machado

    Penso que o aquecimento global é um problema de todo cidadão morador deste planeta, seja ele rico ou pobre todos devem colaborar com mudanças de altitudes e tecnologia limpa que possam garantir a sobrevivência das futuras gerações. Sendo assim, independente da nação, o que não devemos aceitar é continuar com os mesmos erros de nossos antepassados, pois, vivemos dentro de um ambiente sistemico e cada um deve contribuir para a diminuição das mudanças climáticas e emissões de gases.

Fechado para comentários.