EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

A Operação Entorno do Ibama multou em R$ 82,8 milhões dezesseis fazendas localizadas no sul do Pará por desmatamento ilegal de 23 mil hectares de floresta

As fazendas autuadas ficam em Cumaru do Norte, Santana do Araguaia e São Félix do Xingu, que integram a lista dos 36 municípios que mais desmatam na Amazônia Legal. Segundo o coordenador da operação, Paulo Sérgio Almeida, “a maioria das autuações são por desmatar a corte raso ou danificar Reserva Legal”. A ação ocorre numa região do entorno de unidades de conservação, entre elas a Floresta Nacional do Carajás e Terra Indígena Caiapó.

Durante a operação, os fiscais do Ibama apreenderam uma carreta, dois caminhões e 187 mancos (peças de madeira para sustentação usadas na construção civil) das espécies florestais louro e rouxinho. Parte do produto, muito valorizado pela sua durabilidade, estava sendo transportado sem autorização. A outra quantidade foi encontrada numa fazenda sem Nota Fiscal. Os agentes observaram também que grande número de propriedades embargadas em ações anteriores do Instituto realizam alguma atividade na áreas interditadas. O Ibama vai enviar ao Ministério Público a lista das fazendas que descumprem embargos para que sejam responsabilizadas na Justiça.

Uma equipe de 21 fiscais e policiais já vistoriou 40 propriedades. O alvo são as áreas acima de 400 hectares indicadas como desmatadas pelas imagens dos satélites CBERS e Landsat fornecidos pelos sistemas Monitoramento Ambiental da Amazônia por Satélite (Prodes) e Detecção em Tempo Real (Deter) do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) nos últimos quatro anos. Os agentes se orientam por meio das coordenadas centrais dos desmatamentos e das estradas que dão acesso a eles. Um helicóptero realiza o deslocamento dos agentes às áreas de difícil acesso por terra como reservas indígenas.

A Operação Entorno é comandada pela Gerência do Ibama em Marabá com o apoio dos Escritórios Regionais de Xinguará e Conceição do Araguaia. O Ibama contou com a parceria do Batalhão de Polícia Militar de Marabá.

Por Kézia Macedo, Ascom Fiscalização Ibama, Brasília (03/06/08) –